Saúde

Banco de Leite sensibiliza população com blitz da doação no Centro de Arapiraca

Ação aconteceu como encerramento da campanha “Amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida”

Por 7Segundos com Assessoria 25/05/2024 17h05
Banco de Leite sensibiliza população com blitz da doação no Centro de Arapiraca
Campnha de doação de leite materno - Foto: Ascom

A campanha de sensibilização à doação de leite materno, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Banco de Leite Humano, ao longo do mês de maio, foi encerrada na manhã desta sexta-feira (24), com uma grande ação de mobilização na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro de Arapiraca.

A ação contou com parceria da Coordenação de Promoção à Saúde, do Centro de Ensino Profissionalizante de Alagoas (Ceproal) e a Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT). Na ocasião, foram abordados motoristas e transeuntes para falar sobre a importância da doação de leite humano para os bebês prematuros internados na UTI Neonatal e dependem deste leite para sobreviver.

Além da sensibilização, também foram ofertados serviços de promoção à saúde, como aferição de pressão arterial, glicemia capilar e orientações de saúde bucal, prevenção de arboviroses e combate ao tabagismo.

Segundo a coordenadora do BLH, Epoliana Garrote, o leite materno é um alimento padrão ouro para a alimentação infantil, isto é, suficiente para alimentar o bebê até os seis meses de vida sem necessidade de introdução de outros alimentos e até dois anos ou mais ao lado da alimentação complementar. Seus benefícios nutricionais perduram para toda a vida, diminuindo riscos de hipertensão, diabetes e obesidade e auxiliando no desenvolvimento cognitivo.

“Além de ser fundamental para garantir um futuro saudável para os bebês prematuros internados na UTI Neonatal, doar leite materno é um ato nobre e uma experiência transformadora para a vida destas mulheres. Eu falo em nome de toda a equipe incrível do Banco de Leite quando digo que é uma grande honra fazer parte da jornada destas mães e destes bebês”, afirma a secretária Rafaella Albuquerque.

Assistência de excelência

O Banco é um instrumento especializado que funciona para garantir a sobrevivência dos bebês que nascem prematuramente no município. O órgão conta com equipamentos de ponta e profissionais qualificados para garantir a qualidade do leite, que passa por um processo de controle rigoroso, e prestar todo o suporte necessário às mulheres que decidem doar.

Qualquer mulher que amamenta pode ser doadora, basta entrar em contato com o BLH através do número de Whatsapp (82)98121-1058, onde receberá todas as orientações necessárias. O órgão garante assistência completa durante o processo, fornecendo materiais e acompanhando a doadora com visitas semanais.