Equipe do Ministério da Saúde visita unidades de síndromes gripais nas UPAs Arapiraca e Maragogi
A iniciativa tem o propósito de avaliar atividades de prevenção, controle, e bloqueios de casos de vírus que circulam no Estado

A equipe do Ministério da Saúde (MS), que atua no Departamento das Doenças Transmissíveis, concluiu, nesta sexta-feira (2), um ciclo de visitas técnicas às unidades sentinelas de síndromes gripais, localizadas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Arapiraca e Maragogi. A ação, que foi acompanhada por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), teve o objetivo de avaliar atividades de prevenção, controle e bloqueio de casos relacionados às síndromes respiratórias causadas pelos vírus que circulam no Estado.
Acompanhando a visita, a assessora técnica da Sesau, enfermeira Ana Paula Freitas, explicou que Alagoas foi um dos estados selecionados pelo MS, devido os indicadores das análises que o órgão vem desenvolvendo sobre o desempenho das Vigilâncias Sentinelas. “É um fortalecimento nacional das unidades sentinelas das síndromes gripais, que passam por avaliação de campos importantes para vigilância epidemiológica”, ressaltou.
Para a consultora da Coordenação Geral da Covid-19, Influenza e outros vírus respiratórios (CGCOVID) do MS, Walquíria Almeida, a visita foi importante para observar de perto como está o serviço da vigilância sentinela das síndromes gripais no Estado. Segundo ela, a vigilância é uma rede nacional de unidades de saúde que compõem um serviço estruturado via Organização Mundial da Saúde (OMS) e implementado no Brasil desde o ano 2000.
“No município de Arapiraca ficamos muito impressionados com a capacidade de resposta que a unidade sentinela tem para essa vigilância, que é extremamente importante depois que passamos pela emergência da Covid-19. E por Alagoas ser um Estado turístico, onde pessoas do mundo todo visitam, é de extrema importância fortalecer essa região, essa unidade sentinela, conhecer os vírus circulantes no município que atende a população do Agreste e Sertão. Os resultados serão muito importantes a nível nacional, pensando na circulação dos vírus respiratórios para analisarmos possíveis surtos, epidemias e pandemia por vírus respiratórios”, pontuou.
Últimas notícias

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
