Equipe do Ministério da Saúde visita unidades de síndromes gripais nas UPAs Arapiraca e Maragogi
A iniciativa tem o propósito de avaliar atividades de prevenção, controle, e bloqueios de casos de vírus que circulam no Estado
A equipe do Ministério da Saúde (MS), que atua no Departamento das Doenças Transmissíveis, concluiu, nesta sexta-feira (2), um ciclo de visitas técnicas às unidades sentinelas de síndromes gripais, localizadas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Arapiraca e Maragogi. A ação, que foi acompanhada por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), teve o objetivo de avaliar atividades de prevenção, controle e bloqueio de casos relacionados às síndromes respiratórias causadas pelos vírus que circulam no Estado.
Acompanhando a visita, a assessora técnica da Sesau, enfermeira Ana Paula Freitas, explicou que Alagoas foi um dos estados selecionados pelo MS, devido os indicadores das análises que o órgão vem desenvolvendo sobre o desempenho das Vigilâncias Sentinelas. “É um fortalecimento nacional das unidades sentinelas das síndromes gripais, que passam por avaliação de campos importantes para vigilância epidemiológica”, ressaltou.
Para a consultora da Coordenação Geral da Covid-19, Influenza e outros vírus respiratórios (CGCOVID) do MS, Walquíria Almeida, a visita foi importante para observar de perto como está o serviço da vigilância sentinela das síndromes gripais no Estado. Segundo ela, a vigilância é uma rede nacional de unidades de saúde que compõem um serviço estruturado via Organização Mundial da Saúde (OMS) e implementado no Brasil desde o ano 2000.
“No município de Arapiraca ficamos muito impressionados com a capacidade de resposta que a unidade sentinela tem para essa vigilância, que é extremamente importante depois que passamos pela emergência da Covid-19. E por Alagoas ser um Estado turístico, onde pessoas do mundo todo visitam, é de extrema importância fortalecer essa região, essa unidade sentinela, conhecer os vírus circulantes no município que atende a população do Agreste e Sertão. Os resultados serão muito importantes a nível nacional, pensando na circulação dos vírus respiratórios para analisarmos possíveis surtos, epidemias e pandemia por vírus respiratórios”, pontuou.
Últimas notícias
Junqueiro recebe o governador Paulo Dantas para inauguração de obras no município
Detran Alagoas inova com automatização no processo de 1ª habilitação
Leopoldina Amorim reforça aliança com JHC e se prepara para novo ciclo político em Maribondo
Prefeito destaca diálogo e transparência em debate na Câmara de São José da Tapera
Polícia apreende eletrônicos sem nota fiscal dentro de ônibus em São Sebastião
Polícia inicia investigações sobre morte de bebê afogado em Coruripe
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
