Santana do Ipanema: Uneal implanta serviço de diagnóstico em parasitologia humana e malacologia médica
Com a implantação do serviço, a Uneal vai estar apta a atender demandas de todos os municípios alagoanos no diagnóstico de doenças transmitidas por moluscos terrestres e de água doce
A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) está implantando no Campus II, em Santana do Ipanema, o serviço de diagnóstico em parasitologia humana e malacologia médica, resultado de uma parceria entre o Laboratório de Parasitologia Humana e Malacologia da Uneal e o Laboratório de Malacologia do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ). O Instituto é responsável pelo Laboratório de Referência Nacional para Esquistossomose - Malacologia.
Como parte dessa iniciativa, vai ser realizado um treinamento de capacitação entre os dias 9 e 13 de setembro, voltado para servidores da vigilância em saúde dos municípios de Santana do Ipanema, Girau do Ponciano e Feira Grande, além de alunos do Laboratório de Parasitologia e Malacologia do Campus II.
Com a implantação do serviço, a Uneal vai estar apta a atender demandas de todos os municípios alagoanos no diagnóstico de doenças transmitidas por moluscos terrestres e de água doce. Além disso, o projeto vai contribuir para a formação de profissionais na área de malacologia, promovendo o desenvolvimento de recursos humanos especializados no estado.
O serviço tem como objetivo prestar suporte às secretarias municipais de saúde, bem como à Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), no que se refere ao diagnóstico e investigação de surtos relacionados a doenças transmitidas por caramujos, como a esquistossomose. Os municípios poderão enviar materiais biológicos para análise, que será realizada no laboratório da Uneal. Em casos de maior complexidade, as amostras serão enviadas para o Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, onde serão realizados procedimentos de biologia molecular e sequenciamento genético, com os resultados sendo devolvidos às secretarias.
Além do serviço de diagnóstico, a Uneal também vai oferecer treinamentos voltados para profissionais de saúde dos municípios, com foco na malacologia médica e no manejo de doenças parasitárias transmitidas por moluscos. A universidade também vai desenvolver ações de extensão, incluindo a produção de materiais educativos e manuais de orientação para os municípios.
Israel Santos, biólogo, coordenador do Grupo de Pesquisa e diretor do Campus II da Uneal, destacou a importância dessa parceria. "A colaboração com o Instituto Oswaldo Cruz é essencial para garantir um serviço de diagnóstico de qualidade, além de promover a capacitação de profissionais da área de saúde em Alagoas, ampliando as capacidades de resposta aos surtos de parasitoses relacionadas a moluscos."
O novo serviço vai funcionar de segunda a sexta-feira, com as demandas podendo ser encaminhadas pelas secretarias municipais de saúde diretamente para a equipe da Uneal.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
