Escola Judiciária do TRE vai a Arapiraca falar sobre o projeto Mesário Universitário
Em todo o Estado, mais de 26 mil mesários e mesárias auxiliam a Justiça Eleitoral na véspera e no dia da eleição.
A equipe da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) esteve no auditório do Cesmac do Agreste, em Arapiraca, na noite da última quarta-feira (11), para falar com os estudantes sobre o projeto Mesário Voluntário. Em um pouco mais de um mês de ações em doze instituições de ensino superior, mais de três mil pessoas se voluntariaram para atuar como mesários e mesárias em Alagoas.
“Quando decidimos pegar a estrada e investir na divulgação nas próprias faculdades, o cadastro de mesários voluntários deste ano constava de 1.584 pessoas. Hoje, podemos apontar a adesão de mais de três mil pessoas, totalizando 4.666 voluntários em Alagoas. Além de dispostos a colaborar com a democracia, esses acadêmicos se tornarão grandes aliados da Justiça Eleitoral, pois compreenderão todo o processo eletrônico de votação e totalização”, comemorou o desembargador Carlos Cavalcanti de Albuquerque Filho, diretor da EJE do TRE de Alagoas.
Em todo o Estado, mais de 26 mil mesários e mesárias auxiliam a Justiça Eleitoral na véspera e no dia da eleição.
O ouvidor do TRE/AL, desembargador eleitoral Rodrigo Malta Prata Lima, o chefe de cartório da 55ª Zona, Luis André de Vasconcelos, e servidores da EJE também participaram da palestra.
Representaram o Cesmac do Agreste a diretora Priscila Nascimento, a professora Valkiria Malta, coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas, o professor Augusto Jatobá, coordenador adjunto do curso de Direito e o professor Sidney Rêgo, titular da disciplina Direito Eleitoral.
“O mesário é o representante da Justiça Eleitoral na seção de votação. Cabe a ele receber e identificar os eleitores – seja pela verificação de documentos e coleta de assinaturas, seja pela verificação biométrica –, compor as mesas de votos e justificativas, fiscalizar e desempenhar tarefas logísticas e de organização da seção. Nada mais enriquecedor para os estudantes que essa atuação efetiva nas eleições, conhecendo e vivenciando o processo eleitoral de outro prisma”, explicou o desembargador.
Últimas notícias
Profetisa americana afirma que Deus começou a expor corrupção no Brasil
Dupla é presa após realizar arrastão no bairro Pinheiro, em Maceió
Prefeitura de Traipu entrega Centro Administrativo e outras obras no Quilombo Mumbaça
Homem invade estabelecimento e furta mais de R$ 1 mil em Arapiraca
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Governo de Alagoas patrocina Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
