Treinamento forma a primeira Brigada de Incêndio do Comércio de Arapiraca
A turma, formada por mais de 60 brigadistas, que são empresários e colaboradores do comércio, foi preparada para agir em várias situações de urgência

A parceria entre o Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sindilojas), a Associação do Centro Novo (ACENA), o Sesc e a Olisant formou a primeira Brigada de Incêndio do Comércio de Arapiraca.
A turma, formada por mais de 60 brigadistas, que são empresários e colaboradores do comércio, foi preparada para agir em várias situações de urgência e emergência que podem ocorrer no ambiente comercial e até mesmo doméstico, como explica o presidente do Sindilojas, Wilton Malta.
"Ter um brigadista na empresa é uma garantia de segurança em diversos momentos. Eles não só ajudam a prevenir e a combater princípios de incêndio, como também podem ajudar algum cliente ou colega de trabalho que estiver passando mal, ou que sofreu um desmaio ou engasgo. Nesses e em outros casos, o brigadista saberá aplicar os primeiros socorros de maneira correta. Esperamos que esta parceria com a ACENA, a Olisant e o Sesc renda outros treinamentos para brigadistas, porque os conhecimentos aprendidos aqui são úteis para todo mundo", declarou.
O treinamento, realizado no Sesc Arapiraca e monitorado pelo Corpo de Bombeiros, foi ministrado pelo sargento Azevedo, do Corpo de Bombeiros, e consistiu no aprendizado do modelo de extintor utilizado para cada tipo de incêndio, técnicas de evacuação e de primeiros socorros, incluindo reanimação cardiopulmonar e manobra de Heimlich. Os brigadistas também puderam praticar algumas dessas técnicas com o uso de um modelo e aprenderam a manusear extintores em uma atividade externa acompanhada por bombeiros militares.
"A empresa que tem um brigadista tem a garantia de uma atuação correta em vários tipos de situações. Por isso, cada empresa deveria ter pelo menos um brigadista, embora o ideal seja ter mais de um, pois eles são capazes de salvar vidas", declarou o presidente da ACENA, Cláudio Júnior, explicando que os brigadistas foram treinados para atuar, por exemplo, em caso de incêndio em postes de energia. "Recentemente, um empresário poderia ter sofrido um acidente grave ao usar um extintor de água para apagar o fogo em um poste. A sorte é que, antes de ele acioná-lo, foi avisado do erro, e então comérciários usaram o extintor de pó e conseguiram apagar o fogo de forma segura", contou.
Além de um brigadista, as empresas também precisam manter o projeto de incêndio atualizado e aprovado pelo Corpo de Bombeiros e manter extintores em bom estado de funcionamento e dentro da validade. Para isso, a parceria do Sindilojas e da ACENA com a Olisant traz outras vantagens para as empresas que integram a Brigada de Incêndio, como um selo que será fixado na fachada para mostrar que naquele local há um brigadista e que o estabelecimento se preocupa com a segurança dos seus colaboradores e clientes.
"Essa parceria vai ajudar também essas empresas a ficarem corretas perante o Corpo de Bombeiros. Aquelas que participaram do nosso treinamento, que foi gratuito, também terão uma facilidade de até 10% nos nossos principais produtos e de 50% em recargas e manutenções de extintores. Tudo isso praticamente a preço de custo, essa é a forma que a Olisant contribui para a segurança das empresas do centro de Arapiraca", destacou o empresário Sérgio Santos.
Últimas notícias

Feira Grande comemora o Dia das Crianças com festa, cultura e valorização da identidade local

“Sou contra ladrão”: Cabo Bebeto volta a ‘cortar’ energia em acampamento do MST em Arapiraca

Carlinhos Maia reage após decisão judicial: “Cansei, agora quem me difamar vai pra Justiça”

Dra Eudócia abre agenda na missão internacional brasileira que acompanha pesquisas para vacina contra o câncer

De cidade-dormitório a refúgio pós-Braskem: Satuba lidera o êxodo diário de trabalhadores no Brasil

Justiça condena deputado por divulgar notícia falsa sobre violência
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
