Treinamento forma a primeira Brigada de Incêndio do Comércio de Arapiraca
A turma, formada por mais de 60 brigadistas, que são empresários e colaboradores do comércio, foi preparada para agir em várias situações de urgência
A parceria entre o Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sindilojas), a Associação do Centro Novo (ACENA), o Sesc e a Olisant formou a primeira Brigada de Incêndio do Comércio de Arapiraca.
A turma, formada por mais de 60 brigadistas, que são empresários e colaboradores do comércio, foi preparada para agir em várias situações de urgência e emergência que podem ocorrer no ambiente comercial e até mesmo doméstico, como explica o presidente do Sindilojas, Wilton Malta.
"Ter um brigadista na empresa é uma garantia de segurança em diversos momentos. Eles não só ajudam a prevenir e a combater princípios de incêndio, como também podem ajudar algum cliente ou colega de trabalho que estiver passando mal, ou que sofreu um desmaio ou engasgo. Nesses e em outros casos, o brigadista saberá aplicar os primeiros socorros de maneira correta. Esperamos que esta parceria com a ACENA, a Olisant e o Sesc renda outros treinamentos para brigadistas, porque os conhecimentos aprendidos aqui são úteis para todo mundo", declarou.
O treinamento, realizado no Sesc Arapiraca e monitorado pelo Corpo de Bombeiros, foi ministrado pelo sargento Azevedo, do Corpo de Bombeiros, e consistiu no aprendizado do modelo de extintor utilizado para cada tipo de incêndio, técnicas de evacuação e de primeiros socorros, incluindo reanimação cardiopulmonar e manobra de Heimlich. Os brigadistas também puderam praticar algumas dessas técnicas com o uso de um modelo e aprenderam a manusear extintores em uma atividade externa acompanhada por bombeiros militares.
"A empresa que tem um brigadista tem a garantia de uma atuação correta em vários tipos de situações. Por isso, cada empresa deveria ter pelo menos um brigadista, embora o ideal seja ter mais de um, pois eles são capazes de salvar vidas", declarou o presidente da ACENA, Cláudio Júnior, explicando que os brigadistas foram treinados para atuar, por exemplo, em caso de incêndio em postes de energia. "Recentemente, um empresário poderia ter sofrido um acidente grave ao usar um extintor de água para apagar o fogo em um poste. A sorte é que, antes de ele acioná-lo, foi avisado do erro, e então comérciários usaram o extintor de pó e conseguiram apagar o fogo de forma segura", contou.
Além de um brigadista, as empresas também precisam manter o projeto de incêndio atualizado e aprovado pelo Corpo de Bombeiros e manter extintores em bom estado de funcionamento e dentro da validade. Para isso, a parceria do Sindilojas e da ACENA com a Olisant traz outras vantagens para as empresas que integram a Brigada de Incêndio, como um selo que será fixado na fachada para mostrar que naquele local há um brigadista e que o estabelecimento se preocupa com a segurança dos seus colaboradores e clientes.
"Essa parceria vai ajudar também essas empresas a ficarem corretas perante o Corpo de Bombeiros. Aquelas que participaram do nosso treinamento, que foi gratuito, também terão uma facilidade de até 10% nos nossos principais produtos e de 50% em recargas e manutenções de extintores. Tudo isso praticamente a preço de custo, essa é a forma que a Olisant contribui para a segurança das empresas do centro de Arapiraca", destacou o empresário Sérgio Santos.
Últimas notícias
Adolescente grávida é assassinada em Chã de Bebedouro
Homem é preso após invadir casa e agredir companheira no Prado
Relatos apontam madrugada de tiro e cena de desespero em casa onde adolescente foi encontrada morta
Correios: rombo triplica e chega a R$ 6 bilhões até setembro
Justiça Federal manda soltar dono do Banco Master
Humberto Pimentel e Péricles Gama tomam posse como procuradores de Justiça do MPAL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
