Cativeiros de sofrimento e solidão, 600 gaiolas apreendidas pela FPI do Rio São Francisco são destruídas
Jaulas de madeira e de ferro foram compactadas em caminhão de coleta de resíduos sólidos e, posteriormente, levadas ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR)

Cerca de 600 gaiolas apreendidas durante a 14ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do Rio São Francisco) foram destruídas, na manhã desta quinta-feira (28), no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) instalado no Agreste.
Para isso, os profissionais da equipe Fauna da FPI contaram com um caminhão compactador da Prefeitura de Craíbas. À medida que eram colocadas no veículo, tanto as jaulas de madeira quanto as de ferro foram imediatamente despedaçadas. Em seguida, o material foi levado ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) do Agreste, que fica situado no mesmo município.
“É um simbolismo grande quebrar essas gaiolas onde os animais estavam aprisionados e saber que todos eles já estão em liberdade novamente, seguindo suas vidas, como realmente deve ser, para perpetuarem a espécie e cumprirem seu papel de polinizadores, dispersores de sementes e controladores de pragas”, comemorou Rafael Cordeiro, coordenador da equipe Fauna da FPI do Rio São Francisco.
Como bem colocou a estudante Sara Soares Lima, durante a soltura de aves em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), situada em São José da Tapera, na última terça-feira (26): “O canto deles na gaiola não é de alegria, é de melancolia”.
Vale reforçar que quem é flagrado mantendo em cativeiro algum animal silvestre típico dos biomas brasileiros responde a todas as sanções legais, podendo pagar multa e, em algumas situações, ser preso em flagrante. Para fazer qualquer denúncia nesse sentido, basta procurar o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) ou o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) em seus canais na internet. O denunciante não precisa se identificar.
Compõem a equipe Fauna da FPI do Rio São Francisco o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), o Instituto SOS Caatinga, o Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público de Alagoas (MPAL) e o Ministério Público Federal (MPF).
Últimas notícias

Prefeitura de Palmeira prepara Cristo do Goiti para a Semana Santa e fecha espaço

Prefeitura de Penedo faz preparo de solo e oferta assistência técnica para incentivar produção de arroz

Arapiraca ganha reconhecimento nacional pelo trabalho no combate à tuberculose

Suspeito de praticar roubo na Paraíba é preso no Centro de Maceió

Prefeitura lança novo sistema de solicitações de limpeza e iluminação via WhatsApp

Polícia flagra jovem pilotando moto irregularmente em Matriz de Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
