Profissionais do HEA participam de capacitação sobre gestão de qualidade
Capacitação apontou os desafios e benefícios para uma gestão de qualidade, incluindo protocolos e formulários
Profissionais do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, participaram de uma capacitação sobre a importância de atuar seguindo normas e protocolos pré-estabelecidos para garantir uma gestão hospitalar de qualidade. A ação, que ocorreu na unidade hospitalar e teve como facilitadores o contador Erlon Barros e a enfermeira Thayná Alves, faz parte do Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos (RHP), idealizado pelo Ministério da Saúde, e que conta com o acompanhamento de profissionais do Hospital Sírio Libanês (SP).
De acordo com Erlon Barros, que é coordenador da gestão de qualidade da Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), o treinamento mostrou quais são os desafios e os benefícios de trabalhar buscando formatar e padronizar os processos e procedimentos internos do HEA. Para isso, segundo ele, é necessário atuar com base em indicadores, analisando e atuando para melhorá-los quando houver alguma não conformidade dentro do hospital.
“É um trabalho que vai envolver todas as coordenações para tentar trabalhar e melhorar o hospital como um todo, porque é uma engrenagem em que uma coisa depende da outra. Então, se a gente não tiver qualidade em todos os setores, o serviço como um todo pode ser prejudicado”, explicou Erlon Barros.
Padrão
Ainda de acordo com o facilitador da capacitação, é importante entender que a gestão da qualidade vai garantir que um plantão seja igual ao outro. “Independente do profissional que está naquela escala, o paciente vai receber o mesmo tipo de atendimento, porque ele está seguindo à risca, um protocolo que foi pré-estabelecido para que o paciente tenha o mesmo tipo de atendimento, seja sábado, domingo ou segunda-feira, seja pela manhã, tarde ou noite”, exemplificou Erlon Barros.
A enfermeira Thayná Alves, também facilitadora da capacitação, ressaltou que uma unidade de saúde que implementa a gestão de qualidade contribui para o serviço fluir. “Principalmente quando os setores do hospital falam a mesma linguagem e atuam de acordo com os protocolos, documentos e formulários. Isso promove uma melhoria na assistência em saúde para os pacientes”, afirmou.
Fernanda Lins, coordenadora da Agência Transfusional do HEA e responsável pelo convite aos facilitadores para a capacitação, enfatizou que os protocolos têm que ser adequados de acordo com as normas da qualidade. “O que está bom pode ser melhorado e este trabalho visa construir metas e ter dados que possam colaborar no desenvolvimento de ações que garantam mais qualidade na assistência”, pontuou.
A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, frisou que a implantação de gestão da qualidade é um passo para o engrandecimento da maior unidade hospitalar do interior do Estado. “Com isso, estaremos atuando sob a ótica de entender que a assistência aos pacientes não está restrita à medicação. Os serviços se multiplicam e precisam estar alinhados entre si, seja na prescrição, seja na documentação, e nos preenchimentos de formulários. É um trabalho diário de dedicação, que visa melhorar a qualidade para acolher a comunidade e colocar uma lupa em pontos que precisam ser trabalhados para garantir esta qualidade na gestão”, enfatizou.
Últimas notícias
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 61 bilhões em emendas parlamentares
Defensoria Pública inicia atendimento em regime de plantão durante o recesso forense
Abertura do Educar é Massa é marcada por cultura, palestras e exposição
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós na orla de Maceió
Irmão de Mayara Dias contesta versão apresentada por motociclista por aplicativo
Polícia Civil prende tatuador suspeito de estuprar adolescente em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
