Edufal e Expedição Científica lançam 3º volume de livro sobre o Baixo São Francisco
Obra traz resultados das pesquisas realizadas em 2022 e 2023, em mais de 30 áreas do conhecimento
Alegria, gratidão e sensação de dever cumprido resumem o sentimento dos pesquisadores e colaboradores que integram a Expedição Científica do Baixo São Francisco. São seis anos de biomonitoramento contínuo da região do Rio São Francisco, entre os Estados de Alagoas e Sergipe, que já renderam dezenas de publicações, como artigos científicos, cartilhas educativas e livros.
O 3º volume do livro “O Baixo São Francisco: características ambientais e sociais” foi lançado na última segunda-feira (9), na sede da Editora da Ufal (Edufal), no Campus A.C. Simões, reunindo gestores públicos e comunidade universitária. A cerimônia de lançamento foi dirigida pelo professor Erado Ferraz, diretor da Edufal, e teve como representantes a vice-reitora da Ufal e expedicionária, Eliane Cavalcanti; o pró-reitor de Gestão de Pessoas e do Trabalho da Ufal, Wellington Pereira; o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) de Maceió, Cantídio de Freitas; o ambientalista e doutor Honoris Causa pela Ufal, Jackson Borges; e os professores e coordenadores das Expedições, Emerson Soares e José Vieira.
A obra inédita é composta por 31 capítulos escritos por pesquisadores de dezenas de universidades e instituições de pesquisa brasileiras e traz resultados e dados comparativos das análises realizadas durante as 5ª e 6ª Expedições (em 2022 e 2023, respectivamente), em oito municípios ribeirinhos - Piranhas, Pão de Açúcar, Traipu, Propriá (SE), São Brás, Igreja Nova, Penedo e Piaçabuçu. As temáticas abordam a qualidade da água do Rio São Francisco, a qualidade do pescado, a situação das áreas ciliares, biofonia, atividade pesqueira, como está a saúde da população (perfil bioquímico, levantamento epidemiológico etc.) e os aspectos sociais e antropológicos das comunidades tradicionais.
Na oportunidade, a vice-reitora Eline Cavalcanti destacou a importância do trabalho e o quanto os ribeirinhos precisam de um olhar diferenciado sobre suas necessidades. “Estar aqui hoje representando a Reitoria e ser uma expedicionária me traz uma satisfação muito grande, porque sabemos da seriedade, da força e da abrangência que esse trabalho tem, e que esse trabalho não pode parar. Não pode parar porque a população clama por ajuda, por cuidado, e a universidade tem o dever de sair dos muros e mostrar sua relevância à sociedade com ações práticas”, ponderou Cavalcanti.
De acordo com José Vieira, o programa das Expedições tem um legado e tem dado frutos, literalmente, por meio das fossas agroecológicas, uma tecnologia social que proporciona saneamento básico e ainda tem o potencial de produzir excelentes frutos, como bananas e mamões. “As fossas que instalamos em escolas de Alagoas e Sergipe têm servido como exemplo para outros estados, como o Ceará. Ou seja, a Expedição vai além de publicações, ela tem transformado muitas vidas. Com mais esse livro, o nosso 3º, os gestores e a sociedade têm em mãos um amplo diagnóstico da região do Baixo São Francisco”, explanou Vieira.
Em sua fala, o professor Emerson Soares relembrou a evolução da Expedição ao longo dos anos, que começou em 2018, somente com uma embarcação, e prosseguiu ano após ano, crescendo em importância, estrutura, investidores e pesquisadores. “A confiança da população no nosso trabalho e o amor pelo Velho Chico nos impulsionam. Começamos com 15 áreas de pesqiusa; hoje, temos 35. E isso só foi possível através do trabalho voluntário de cada pesquisador, de cada pescador, da equipe de apoio, e dos nossos investidores: o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), que foi o primeiro a apostar nesse programa; o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); e a Fundação de Amparo à Ciência do Estado de Alagoas (Fapeal). Muito obrigado a todos, esta é mais uma conquista coletiva!”, finalizou Soares.
Os três volumes do livro “O Baixo São Francisco: características sociais e ambientais” estão à venda na Edufal e também por ser acessados como e-book, gratuitamente, no site www.edufal.com.br.
Últimas notícias
Governo libera R$ 23,5 milhões em créditos suplementares para infraestrutura, segurança e ações sociais
Leonardo Dias cobra enfrentamento às facções após aprovação do PL Antifacção
Após instabilidade no sistema, Detran-AL remarca atendimentos desta quarta-feira (19)
Deputada Cibele Moura apresenta PL que cria política de letramento digital e robótica
Prefeitura de Maceió inicia retirada de fios sem uso dos postes no Pontal da Barra
Igaci garantirá nova Creche Cria no distrito de Lagoa do Félix após articulação de Petrúcio Barbosa
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
