Eduardo Bolsonaro articula nos EUA para evitar sanções após prisão do pai
A movimentação ocorre em meio ao acirramento das relações entre a cúpula do Judiciário brasileiro e setores da direita política, agravado após a prisão de Bolsonaro
Após a decretação da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na última segunda-feira (4), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o jornalista Paulo Figueiredo intensificaram articulações nos Estados Unidos para tentar conter possíveis represálias do governo americano ao Brasil.
Segundo apurações, os dois tem atuado para evitar que a Casa Branca aplique sanções a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ou aumente tarifas sobre produtos brasileiros importados pelos EUA. O objetivo, conforme relatado por interlocutores, é manter um canal mínimo de diálogo — um “pacto de convivência” — entre a família Bolsonaro e integrantes da Corte.
Nos bastidores, aliados do ex-presidente estariam concentrando críticas públicas apenas no ministro Alexandre de Moraes, relator dos principais inquéritos contra Bolsonaro, poupando os demais magistrados do STF de ataques diretos. A estratégia seria uma tentativa de reduzir a tensão institucional e preservar interlocução com setores políticos e jurídicos.
Embora não tenham influência direta sobre decisões tarifárias do governo americano, Eduardo e Figueiredo vêm argumentando junto a membros do governo dos EUA que o aumento de tarifas afeta negativamente produtores brasileiros — incluindo empresários e setores ligados à base de apoio do ex-presidente.
A movimentação ocorre em meio ao acirramento das relações entre a cúpula do Judiciário brasileiro e setores da direita política, agravado após a prisão de Bolsonaro, determinada por descumprimento de medidas judiciais impostas em investigações em curso no STF.
*Estagiário sob supervisão
Últimas notícias
Homem é encontrado morto em canavial do bairro Benedito Bentes, em Maceió
Jovem é preso após estuprar e engravidar adolescente de 12 anos em Limoeiro
Polícia Civil cumpre mandados contra suspeitos de homicídio em Maceió
Agentes da Guarda de Maragogi concluem treinamento tático de alto nível
Caso Naiane: Marido de jovem encontrada morta entrega documentos à polícia
MPAL reforça preservação da Caatinga durante evento no Sertão de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
