Brasil

Eduardo Bolsonaro articula nos EUA para evitar sanções após prisão do pai

A movimentação ocorre em meio ao acirramento das relações entre a cúpula do Judiciário brasileiro e setores da direita política, agravado após a prisão de Bolsonaro

Por Lane Gois 05/08/2025 20h08
Eduardo Bolsonaro articula nos EUA para evitar sanções após prisão do pai
Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal - Foto: Adriano Machado/Reuters

Após a decretação da prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na última segunda-feira (4), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o jornalista Paulo Figueiredo intensificaram articulações nos Estados Unidos para tentar conter possíveis represálias do governo americano ao Brasil.

Segundo apurações, os dois tem atuado para evitar que a Casa Branca aplique sanções a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ou aumente tarifas sobre produtos brasileiros importados pelos EUA. O objetivo, conforme relatado por interlocutores, é manter um canal mínimo de diálogo — um “pacto de convivência” — entre a família Bolsonaro e integrantes da Corte.

Nos bastidores, aliados do ex-presidente estariam concentrando críticas públicas apenas no ministro Alexandre de Moraes, relator dos principais inquéritos contra Bolsonaro, poupando os demais magistrados do STF de ataques diretos. A estratégia seria uma tentativa de reduzir a tensão institucional e preservar interlocução com setores políticos e jurídicos.

Embora não tenham influência direta sobre decisões tarifárias do governo americano, Eduardo e Figueiredo vêm argumentando junto a membros do governo dos EUA que o aumento de tarifas afeta negativamente produtores brasileiros — incluindo empresários e setores ligados à base de apoio do ex-presidente.

A movimentação ocorre em meio ao acirramento das relações entre a cúpula do Judiciário brasileiro e setores da direita política, agravado após a prisão de Bolsonaro, determinada por descumprimento de medidas judiciais impostas em investigações em curso no STF.

*Estagiário sob supervisão