Direitos Humanos

Olho D’Água das Flores recebe mutirão de documentação para trabalhadores rurais

Ação segue até sexta levando cidadania para população da zona rural do município

Por 7Segundos, com assessoria 02/04/2025 15h03
Olho D’Água das Flores recebe mutirão de documentação para trabalhadores rurais
Durante o mutirão, agricultores familiares estão emitindo documento CAF, necessário para acessar políticas públicas - Foto: Ascom Seagri

O Mutirão de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural teve início no município de Olho D’Água das Flores nesta quarta-feira (2). A iniciativa, que é coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e a superintendência federal do Desenvolvimento Agrário de Alagoas, segue até a próxima sexta-feira, das 8h às 17h, no Sindicato Rural, que fica na Av. Dois de Dezembro, nº 953 no centro da cidade.

A ação faz parte do Programa de Documentação da Mulher Trabalhadora Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e integra o projeto da Seagri Agricultura Familiar em Movimento, que leva cidadania para as mulheres rurais e suas famílias, que ampliam acesso para emissão de documentos básicos.


Entre os serviços disponíveis para a população da área rural de Olho D’Água das Flores estão: emissão registro de nascimento, identidade (RG) e ID Jovem, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF); Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR); Cadastro Ambiental Rural (CAR); Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF); atualização de CadÚnico; emissão da carteira do idoso; ação do Criança Feliz; e rodas de conversa, entre outros.

O mutirão também conta com a parceria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares (Fetag); as secretarias de Estado de Alagoas da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades); da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh); o Instituto de Identificação (POL); Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral); Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável em Alagoas (Emater); Banco do Nordeste e a Prefeitura de Olho D’Água das Flores.