Arapiraca implanta escritório de projetos em saúde e impulsiona produção científica no SUS
Desde sua criação, já foram capacitados mais de 170 profissionais da área
Arapiraca está dando um grande passo no fortalecimento do SUS por meio da inovação e produção científica. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura criou neste ano a Coordenação de Gestão de Projetos em Saúde (COGEPS), com o objetivo de fortalecer a educação permanente e a prática baseada em evidências através do projeto “Saúde Arapiraca em Evidências”.
Desde sua implantação, o escritório já capacitou mais de 170 profissionais da Rede Municipal de Saúde, ofertando oficinas, consultorias individuais e atividades de formação voltadas para o desenvolvimento de projetos científico, resultando em mais de 100 projetos catalogados no portfólio da SMS.
A iniciativa tem se destacado a nível estadual e é responsável pela participação expressiva do município na mostra “Alagoas Aqui Tem Sus”, promovida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS-AL), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Ministério da Saúde (MS). Ao todo, foram submetidos 109 projetos de Arapiraca para seleção na etapa nacional, o que representa 35% da produção de todo o Estado.
A secretária Rafaella Albuquerque destacou a importância de fortalecer a produção científica como uma forma de aprimorar o serviço oferecido no município. “Esse projeto inovador reafirma nosso compromisso com a valorização dos nossos profissionais. Estamos construindo, com conhecimento e cuidado, uma nova cultura científica no SUS de Arapiraca”, declarou.
Segundo a coordenadora geral do COGEPS, Lousanny Caires Rocha, o escritório oferece suporte em todas as etapas da produção científica, desde a elaboração até a submissão de projetos para eventos e publicações nacionais e internacionais. Além disso, estimula o desenvolvimento de habilidades em gestão de projetos, análise de dados e uso de evidências científicas para aprimorar a prática assistencial no território.
“Criamos a COGEPS para dar visibilidade ao saber produzido no território. Cada profissional do SUS tem potencial de transformar sua prática em ciência e nosso papel é apoiar, qualificar e estimular esse movimento”, afirmou a coordenadora.
A iniciativa reafirma o papel estratégico de Arapiraca no cenário da saúde pública e celebra os 100 anos do município com uma política inovadora, construída de forma coletiva, que valoriza os profissionais e fortalece o SUS.
Últimas notícias
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto cobra medidas urgentes para reduzir acidentes em estrada de acesso a Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
