Arapiraca implanta escritório de projetos em saúde e impulsiona produção científica no SUS
Desde sua criação, já foram capacitados mais de 170 profissionais da área
Arapiraca está dando um grande passo no fortalecimento do SUS por meio da inovação e produção científica. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura criou neste ano a Coordenação de Gestão de Projetos em Saúde (COGEPS), com o objetivo de fortalecer a educação permanente e a prática baseada em evidências através do projeto “Saúde Arapiraca em Evidências”.
Desde sua implantação, o escritório já capacitou mais de 170 profissionais da Rede Municipal de Saúde, ofertando oficinas, consultorias individuais e atividades de formação voltadas para o desenvolvimento de projetos científico, resultando em mais de 100 projetos catalogados no portfólio da SMS.
A iniciativa tem se destacado a nível estadual e é responsável pela participação expressiva do município na mostra “Alagoas Aqui Tem Sus”, promovida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS-AL), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Ministério da Saúde (MS). Ao todo, foram submetidos 109 projetos de Arapiraca para seleção na etapa nacional, o que representa 35% da produção de todo o Estado.
A secretária Rafaella Albuquerque destacou a importância de fortalecer a produção científica como uma forma de aprimorar o serviço oferecido no município. “Esse projeto inovador reafirma nosso compromisso com a valorização dos nossos profissionais. Estamos construindo, com conhecimento e cuidado, uma nova cultura científica no SUS de Arapiraca”, declarou.
Segundo a coordenadora geral do COGEPS, Lousanny Caires Rocha, o escritório oferece suporte em todas as etapas da produção científica, desde a elaboração até a submissão de projetos para eventos e publicações nacionais e internacionais. Além disso, estimula o desenvolvimento de habilidades em gestão de projetos, análise de dados e uso de evidências científicas para aprimorar a prática assistencial no território.
“Criamos a COGEPS para dar visibilidade ao saber produzido no território. Cada profissional do SUS tem potencial de transformar sua prática em ciência e nosso papel é apoiar, qualificar e estimular esse movimento”, afirmou a coordenadora.
A iniciativa reafirma o papel estratégico de Arapiraca no cenário da saúde pública e celebra os 100 anos do município com uma política inovadora, construída de forma coletiva, que valoriza os profissionais e fortalece o SUS.
Últimas notícias
[Vídeo] Explosão em obra de transposição do Rio São Francisco atinge 40 casas
Confira os números da Lotofácil 3718 sorteados nesta terça (23/6)
Prefeitura informa funcionamento dos serviços em Penedo no feriado de São João, nesta quarta-feira, 24
Arapiraca conquista nota máxima do Tesouro Nacional em gestão fiscal pelo terceiro ano consecutivo
"Não podemos nos acostumar": Cabo Bebeto cobra Governo por atrasos na entrega de hospitais em Alagoas
Marina Candia valoriza tradição do rendendê e destaca riqueza cultural de Entremontes
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
