Viral

Promessa da natação, adolescente fica paraplégico após acidente em competição na Argentina

Caso aconteceu no sábado, 10, e cerca de 24 horas depois, família arrecadou quase R$ 300 mil para arcar com os custos de cirurgia

Por Terra 14/05/2025 10h10
Promessa da natação, adolescente fica paraplégico após acidente em competição na Argentina
Promessa da natação, adolescente fica paraplégico após acidente em competição na Argentina - Foto: Reprodução

Um grave acidente ocorrido durante uma competição de natação em Buenos Aires deixou o jovem atleta Matías Bottoni paraplégico. Aos 17 anos, o nadador natural de Rosário é tido como uma das grandes promessas da Argentina na modalidade.

O caso aconteceu no último sábado, 10, durante o Torneio Argentino Sênior, no Parque Olímpico da capital. Nos instantes finais de aquecimento, Bottoni estava prestes a mergulhar na piscina quando, durante o salto, colidiu contra outro atleta que estava saindo da água.

Com o impacto, Bottoni sofreu fraturas em vértebras cervicais e não sentiu mais as pernas. Consciente a todo instante após o acidente, o jovem foi socorrido e levado ao Hospital Santojanni. Na sequência, foi transferido ao Hospital Italiano de Buenos Aires, onde passou por cirurgia de emergência para descompressão da medula espinhal na manhã de segunda-feira, 15.

Ao La Capital, a família do atleta informou que ele deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva às 8h do horário local, nesta segunda-feira. Após uma cirurgia de alta complexidade bem-sucedida, Bottoni permanecerá intubado e em coma induzido por 48 horas, até que seja estabilizado.

Ainda de acordo com a família, a expectativa é que Bottoni seja retirado da sedação entre quarta-feira, 14, e quinta-feira, 15. A partir de então, o jovem dará início ao tratamento de fisioterapia.

Promessa da natação, Matías Bottoni fica paraplégico ao sofrer acidente durante competição na Argentina. Foto: Reprodução

O caso gerou comoção por toda a Argentina e ao redor do mundo, o que fez com que, em menos de 24 horas, a família do atleta arrecadasse 60 milhões de pesos argentinos (quase R$ 300 mil, na cotação atual) para arcar com os custos da cirurgia.

"Queremos agradecer a todos pelas ligações e gestos gentis que vocês nos enviaram do mundo todo", disseram Luciano e Valeria, pais do atleta, também pediram orações por Bottoni.

"Pessoas de todo o País me ligaram — nadadores, dirigentes de clubes, federações, treinadores, pessoas que nem conheço — para oferecer ajuda. O que aconteceu foi uma fatalidade, um acidente excepcional, e a solidariedade das pessoas é comovente", disse Mónica Brochero, presidente da Federação de Natação de Rosário.

Aos 17 anos, e tido como uma das promessas da natação argentina, Bottoni representa o Echesortu Fútbol Club de Rosário. Ele fez parte da pré-seleção júnior e se juntou às equipes dos Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025.