Encontro em Arapiraca debate adoção e direitos de crianças e adolescentes
Presidente do TJAL, desembargador Fábio Bittencourt, abriu o evento, que segue até a noite no Partage Arapiraca Shopping
Arapiraca recebe, nesta quarta-feira (28), o 2º Encontro Regional de Adoção, promovido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). O evento segue até a noite no Partage Arapiraca Shopping com debates, exposição fotográfica, curso para adotantes e atendimento ao público.
O presidente do TJAL, desembargador Fábio Bittencourt, explicou que a ação visa difundir o instituto da adoção e também conscientizar a sociedade sobre a necessidade de prestar mais atenção a esse tema que envolve a vida de tantas crianças e adolescentes.
"Eu acho que é muito importante esse debate e os esclarecimentos que estão sendo dados acerca da adoção, porque é um ato de amor, mas também que impõe responsabilidades. Todos têm que saber que adotar é carinho, compreensão, educação, enfim, tem que se tirar todas as dúvidas acerca da matéria", ressalvou o desembargador.
O evento é organizado pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CEIJ) do TJAL, em parceria com a 1ª Vara da Comarca.
Juiz Anderson Passos abordou o tema com estudantes de escolas públicas. Foto: Caio Loureiro
Para o juiz Anderson Passos, que está à frente da CEIJ, as discussões sobre adoção são importantes e devem ser ampliadas. "Durante todo o dia, vamos conversar sobre adoção, para que as pessoas possam compreender esse ato de amor".
Equipes do Judiciário estão no local explicando sobre o processo de adoção, que documentos são exigidos e sobre o curso preparatório, que é etapa obrigatória para a habilitação.
"O objetivo é explicar aos adotantes os requisitos, os desafios, para que essa adoção seja responsável e consciente", disse o magistrado, que também dialogou com estudantes do município sobre direitos e deveres no âmbito do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Luciene dos Santos, técnica de enfermagem, revelou que desde que saiu da casa dos pais tinha o sonho de adotar uma criança. Ela está no Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e ansiosa para a chegada do seu filho.
"Hoje, como eu sou independente, casada, tem uma pessoa que eu posso compartilhar, estou colocando em prática esse desejo de construir uma família. Já que, diante de um problema de saúde, eu não consigo ter o meu filho biológico, eu quero ter um do coração", declarou.
Evento também conta com exposição fotográfica de famílias por adoção. Foto: Caio Loureiro
Tarde
Das 15h às 19h, o encontro promove curso para pretendentes à adoção. Às 19h, será lançado o projeto "Esperando por um lar", da Faculdade Cesmac do Agreste.
Para finalizar, às 19h30, ocorre bate-papo com estudantes de Psicologia e Direito do Cesmac sobre o ECA, adoção e os direitos da criança e do adolescente.
Últimas notícias
Castro e Lewandowski falam em "mesmo objetivo" e anunciam cooperação no RJ
“Não tinha homem de bem ali”, diz Cabo Bebeto sobre mortos no Rio
“Traficante não é vítima”: diz Caio Bebeto ao comentar megaoperação no Rio
Deputado Alexandre Ayres recebe Título de Cidadão Honorário de Capela
Esquerda x direita: clima esquenta no DF em debate sobre mortes no RJ
Parlamentares defendem Caps II em ação judicial
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
