Câmara aprova debate proposto por Daniel Barbosa sobre evasão escolar por causas emocionais
Audiência pública discutirá estratégias para enfrentar os impactos da saúde mental no abandono escolar entre jovens
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou nesta semana um requerimento do deputado federal Daniel Barbosa para a realização de uma audiência pública sobre evasão escolar relacionada a questões emocionais. A iniciativa busca debater um dos fatores menos discutidos, mas cada vez mais recorrentes, no abandono dos estudos por crianças e adolescentes.
Segundo o parlamentar, a audiência será “um espaço fundamental para ouvirmos diferentes vozes, compartilharmos experiências e propormos soluções integradas e humanizadas para esse desafio”. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 20% dos jovens brasileiros convivem com algum tipo de transtorno mental ou comportamental.
O requerimento destaca que a crise de saúde mental nas escolas foi agravada pelo contexto pós-pandemia, pela violência no ambiente escolar e pela ausência de políticas estruturadas de acolhimento. Esses fatores têm causado ansiedade, depressão e estresse crônico entre os estudantes, especialmente os em situação de vulnerabilidade social.
Entre os convidados sugeridos para o debate estão representantes dos Ministérios da Educação e da Saúde, do Conselho de Psicologia e da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Veja também
Últimas notícias
Surto de coqueluche em Arapiraca: saiba como se proteger da doença
Menina se emociona ao entrar em campo e abraçar Neymar em jogo
Arthur Lira participa de festival e recebe apoio de Tia Júlia em Palmeira
Morre adolescente que estava internado após acidente em Pariconha
Cabo Bebeto convida apoiadores para agenda de Flávio Bolsonaro em Alagoas
Candidata da UP à Presidência desembarca em Maceió na quarta
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
