Uneal realiza 4ª edição da Feira Agroecológica e Cultural em Arapiraca
A cultura também é outro ponto de destaque na feira, que acolhe vários artesãos, artistas e povos originários
A Feira Agroecológica e Cultural da Uneal, realizada nesta terça (03), é um evento que à primeira vista parece apenas fomentar hábitos saudáveis voltados a professores e alunos, e que abre as portas da universidade estadual para a comunidade Alto do Cruzeiro compartilhar de uma alimentação necessária com benefícios à saúde física e mental através do consumo de alimentos e derivados de produtos agroecológicos, mas não é só isso.
Na verdade, a feira realizada através de parceria dos cursos de Ciências Contábeis e Geografia por meio do PIBITI – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação é algo muito mais amplo, e traz em suas entrelinhas discussões como comércio justo e solidário, ampliação dos diálogos nos territórios, gestão sustentável com a participação social, poder público e pesquisa acadêmica.
A cultura também é outro ponto de destaque na feira que acolhe expositores de artesanato, povos originários, artistas visuais, cultura geek, poetas e escritores da ACALA – Academia Arapiraquense de Letras e Artes.
Esse público plural e diverso compartilha saberes através da valorização de conhecimentos que transitam do tradicional aos fenômenos culturais voltados à tecnologia, a exemplo da cultura geek que envolve quadrinhos, animes, mangás... É o passado e o presente frente a frente mostrando, dentro da academia, que ancestralidade e cosmovisão sempre trarão reflexões sobre os indivíduos e seus papéis na sociedade.

Momento da feira, organizada pela Uneal. Foto: assessoria
A feira que teve início no segundo semestre do ano passado, e que neste ano já contou com quatro edições, traz a participação de agricultoras(es) agroecológicos familiares de Arapiraca, Igaci (AAGRA – Associação de Agricultores Alternativos), Girau do Ponciano (Assentamento Rendeira), bem como representantes da APIARA – Associação de Apicultores de Arapiraca.
O evento é realizado com apoio do poder público municipal de Arapiraca através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Secretaria de Gestão Pública e Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude. O apoio de empresas privadas, a exemplo da Tenda Mágica e de instituições como a Loja Maçônica União e Bondade Nº13 contribuem também para viabilizar a logística e estrutura da feira.
Considerada um verdadeiro laboratório a céu aberto por seus coordenadores Francis Balbino (curso de Ciências Contábeis) e Ângela Leite (curso de Geografia), o evento voltado ao desenvolvimento rural sustentável e da educação popular, sem sombra de dúvidas, é um objeto de construções identitárias, socioambiental, histórico-culturais e econômicas.
A “Feira Agroecológica e Cultural da Uneal” é realizada na primeira terça-feira de cada mês, das 15h às 21h, no pátio da Escola Costa Rego, que fica ao lado da Uneal.
Últimas notícias
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto cobra medidas urgentes para reduzir acidentes em estrada de acesso a Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
