Uneal realiza 4ª edição da Feira Agroecológica e Cultural em Arapiraca
A cultura também é outro ponto de destaque na feira, que acolhe vários artesãos, artistas e povos originários
A Feira Agroecológica e Cultural da Uneal, realizada nesta terça (03), é um evento que à primeira vista parece apenas fomentar hábitos saudáveis voltados a professores e alunos, e que abre as portas da universidade estadual para a comunidade Alto do Cruzeiro compartilhar de uma alimentação necessária com benefícios à saúde física e mental através do consumo de alimentos e derivados de produtos agroecológicos, mas não é só isso.
Na verdade, a feira realizada através de parceria dos cursos de Ciências Contábeis e Geografia por meio do PIBITI – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação é algo muito mais amplo, e traz em suas entrelinhas discussões como comércio justo e solidário, ampliação dos diálogos nos territórios, gestão sustentável com a participação social, poder público e pesquisa acadêmica.
A cultura também é outro ponto de destaque na feira que acolhe expositores de artesanato, povos originários, artistas visuais, cultura geek, poetas e escritores da ACALA – Academia Arapiraquense de Letras e Artes.
Esse público plural e diverso compartilha saberes através da valorização de conhecimentos que transitam do tradicional aos fenômenos culturais voltados à tecnologia, a exemplo da cultura geek que envolve quadrinhos, animes, mangás... É o passado e o presente frente a frente mostrando, dentro da academia, que ancestralidade e cosmovisão sempre trarão reflexões sobre os indivíduos e seus papéis na sociedade.

Momento da feira, organizada pela Uneal. Foto: assessoria
A feira que teve início no segundo semestre do ano passado, e que neste ano já contou com quatro edições, traz a participação de agricultoras(es) agroecológicos familiares de Arapiraca, Igaci (AAGRA – Associação de Agricultores Alternativos), Girau do Ponciano (Assentamento Rendeira), bem como representantes da APIARA – Associação de Apicultores de Arapiraca.
O evento é realizado com apoio do poder público municipal de Arapiraca através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Secretaria de Gestão Pública e Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude. O apoio de empresas privadas, a exemplo da Tenda Mágica e de instituições como a Loja Maçônica União e Bondade Nº13 contribuem também para viabilizar a logística e estrutura da feira.
Considerada um verdadeiro laboratório a céu aberto por seus coordenadores Francis Balbino (curso de Ciências Contábeis) e Ângela Leite (curso de Geografia), o evento voltado ao desenvolvimento rural sustentável e da educação popular, sem sombra de dúvidas, é um objeto de construções identitárias, socioambiental, histórico-culturais e econômicas.
A “Feira Agroecológica e Cultural da Uneal” é realizada na primeira terça-feira de cada mês, das 15h às 21h, no pátio da Escola Costa Rego, que fica ao lado da Uneal.
Últimas notícias
Gabinete Itinerante da deputada Gabi Gonçalves leva serviços gratuitos a Maribondo
Rafael Brito defende revisão urgente do cálculo do piso nacional dos professores
Presidente do Grupo Corona é encontrado morto após sequestro no interior do México
Trump diz que mulher morta por agente do ICE “causava desordem”
IMA orienta sobre suspensão temporária de serviços do Cadastro Ambiental Rural
Mãe e filho mortos por choque elétrico em pousada de Maragogi são sepultados em SP
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
