Uneal realiza 4ª edição da Feira Agroecológica e Cultural em Arapiraca
A cultura também é outro ponto de destaque na feira, que acolhe vários artesãos, artistas e povos originários

A Feira Agroecológica e Cultural da Uneal, realizada nesta terça (03), é um evento que à primeira vista parece apenas fomentar hábitos saudáveis voltados a professores e alunos, e que abre as portas da universidade estadual para a comunidade Alto do Cruzeiro compartilhar de uma alimentação necessária com benefícios à saúde física e mental através do consumo de alimentos e derivados de produtos agroecológicos, mas não é só isso.
Na verdade, a feira realizada através de parceria dos cursos de Ciências Contábeis e Geografia por meio do PIBITI – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação é algo muito mais amplo, e traz em suas entrelinhas discussões como comércio justo e solidário, ampliação dos diálogos nos territórios, gestão sustentável com a participação social, poder público e pesquisa acadêmica.
A cultura também é outro ponto de destaque na feira que acolhe expositores de artesanato, povos originários, artistas visuais, cultura geek, poetas e escritores da ACALA – Academia Arapiraquense de Letras e Artes.
Esse público plural e diverso compartilha saberes através da valorização de conhecimentos que transitam do tradicional aos fenômenos culturais voltados à tecnologia, a exemplo da cultura geek que envolve quadrinhos, animes, mangás... É o passado e o presente frente a frente mostrando, dentro da academia, que ancestralidade e cosmovisão sempre trarão reflexões sobre os indivíduos e seus papéis na sociedade.

Momento da feira, organizada pela Uneal. Foto: assessoria
A feira que teve início no segundo semestre do ano passado, e que neste ano já contou com quatro edições, traz a participação de agricultoras(es) agroecológicos familiares de Arapiraca, Igaci (AAGRA – Associação de Agricultores Alternativos), Girau do Ponciano (Assentamento Rendeira), bem como representantes da APIARA – Associação de Apicultores de Arapiraca.
O evento é realizado com apoio do poder público municipal de Arapiraca através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Secretaria de Gestão Pública e Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude. O apoio de empresas privadas, a exemplo da Tenda Mágica e de instituições como a Loja Maçônica União e Bondade Nº13 contribuem também para viabilizar a logística e estrutura da feira.
Considerada um verdadeiro laboratório a céu aberto por seus coordenadores Francis Balbino (curso de Ciências Contábeis) e Ângela Leite (curso de Geografia), o evento voltado ao desenvolvimento rural sustentável e da educação popular, sem sombra de dúvidas, é um objeto de construções identitárias, socioambiental, histórico-culturais e econômicas.
A “Feira Agroecológica e Cultural da Uneal” é realizada na primeira terça-feira de cada mês, das 15h às 21h, no pátio da Escola Costa Rego, que fica ao lado da Uneal.
Últimas notícias

Sefaz-AL amplia canais para adesão ao Programa de Extinção de Débitos Tributários

Cibele Moura doa 250 kg de ração e participa do lançamento do programa Pet Solidário em União dos Palmares
![[Vídeo] Fabio Costa denuncia ações da Funai em propriedades produtivas de Palmeira dos Índios](https://img.7segundos.com.br/57V-31z1vxgAS92LBtN98wIuRoo=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/img-9410.jpg)
[Vídeo] Fabio Costa denuncia ações da Funai em propriedades produtivas de Palmeira dos Índios

Mulher de 43 anos é internada em Maceió com suspeita de intoxicação por metanol

Ação integrada em Maragogi resulta na apreensão de submetralhadora

Advogada de vítima da dentista que aplicou silicone industrial fala sobre as medidas adotadas sobre o caso
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
