Paciente nos EUA morre depois de contrair bactéria que causou Grande Peste da Idade Média
A pessoa morreu em menos de 24 horas depois de dar entrada no hospital Flagstaff Medical Center
Uma pessoa no norte do Arizona, Estados Unidos, morreu após contrair peste pneumônica, uma das doenças causadas por contração da bactéria Yersinia pestis.
O paciente morreu menos de 24 horas depois de dar entrada no hospital Flagstaff Medical Center Emergency, situado no condado de Coconino. Esta foi a primeira morte causada pela doença no condado desde 2007.
Na nota divulgada pela imprensa norte-americana, o hospital disse que o paciente recebeu um tratamento inicial adequado, e esforços para realizar sua reanimação foram realizados, mas sem sucesso.
As formas mais comuns da peste são a bubônica, a pneumônica e a septicêmica. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, a peste pneumônica surge quando as bactérias se espalham para os pulmões de um paciente que não recebeu tratamento para a peste bubônica ou septicêmica, ou quando uma pessoa inala gotículas infectadas expelidas pela tosse de outra pessoa ou animal com peste pneumônica.
Embora rara nos dias de hoje, a peste bubônica -- conhecida por ter matado entre 30% e 60% de toda a população da Europa na Idade Média -- ainda é reportada em áreas rurais.
Sintomas, transmissão e prevenção
Os sintomas geralmente surgem entre dois e seis dias após a infecção e incluem febre e gânglios linfáticos inchados e doloridos, mais comumente encontrados nas axilas, virilha e pescoço.
A bactéria Yersinia pestis é usualmente transmitida de um animal para o outro, por meio de pulgas infectadas. Normalmente atinge pequenos mamíferos, como ratos. Em humanos, a transmissão se dá de três formas:
- pela mordida de pulgas infectadas;
por contato direto com materiais contaminados ou com fluidos corporais de alguém doente;
pela inalação de gotículas respiratórias de pacientes contaminados com a peste pneumônica.
quando a transmissão é feita pela pulga, normalmente a pessoa desenvolve a versão bubônica da doença. Já a transmissão entre humanos normalmente leva à forma pneumônica da infecção.
Para prevenir a doença, é recomendado evitar contato com roedores, tomar cuidados com mordidas de pulgas e não manusear carcaças de animais, além de evitar contato com tecidos e fluidos corporais contaminados.
Últimas notícias
Gonet também teve dados sigilosos violados na Receita Federal, diz STF
Trabalhador fica ferido após estrutura com placas solares desabar em posto de combustível
Moto furtada é recuperada em canavial de Colônia Leopoldina
Detalhes sobre o velório e o sepultamento de Edlúcio Nonato são divulgados
Professora da rede municipal de Arapiraca morre aos 55 anos após período internada
Presidente Lula visita a Índia a partir desta quarta-feira (18)
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
