Paciente nos EUA morre depois de contrair bactéria que causou Grande Peste da Idade Média
A pessoa morreu em menos de 24 horas depois de dar entrada no hospital Flagstaff Medical Center

Uma pessoa no norte do Arizona, Estados Unidos, morreu após contrair peste pneumônica, uma das doenças causadas por contração da bactéria Yersinia pestis.
O paciente morreu menos de 24 horas depois de dar entrada no hospital Flagstaff Medical Center Emergency, situado no condado de Coconino. Esta foi a primeira morte causada pela doença no condado desde 2007.
Na nota divulgada pela imprensa norte-americana, o hospital disse que o paciente recebeu um tratamento inicial adequado, e esforços para realizar sua reanimação foram realizados, mas sem sucesso.
As formas mais comuns da peste são a bubônica, a pneumônica e a septicêmica. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, a peste pneumônica surge quando as bactérias se espalham para os pulmões de um paciente que não recebeu tratamento para a peste bubônica ou septicêmica, ou quando uma pessoa inala gotículas infectadas expelidas pela tosse de outra pessoa ou animal com peste pneumônica.
Embora rara nos dias de hoje, a peste bubônica -- conhecida por ter matado entre 30% e 60% de toda a população da Europa na Idade Média -- ainda é reportada em áreas rurais.
Sintomas, transmissão e prevenção
Os sintomas geralmente surgem entre dois e seis dias após a infecção e incluem febre e gânglios linfáticos inchados e doloridos, mais comumente encontrados nas axilas, virilha e pescoço.
A bactéria Yersinia pestis é usualmente transmitida de um animal para o outro, por meio de pulgas infectadas. Normalmente atinge pequenos mamíferos, como ratos. Em humanos, a transmissão se dá de três formas:
- pela mordida de pulgas infectadas;
por contato direto com materiais contaminados ou com fluidos corporais de alguém doente;
pela inalação de gotículas respiratórias de pacientes contaminados com a peste pneumônica.
quando a transmissão é feita pela pulga, normalmente a pessoa desenvolve a versão bubônica da doença. Já a transmissão entre humanos normalmente leva à forma pneumônica da infecção.
Para prevenir a doença, é recomendado evitar contato com roedores, tomar cuidados com mordidas de pulgas e não manusear carcaças de animais, além de evitar contato com tecidos e fluidos corporais contaminados.
Últimas notícias

Lula diz que salário dele de R$ 46 mil “não é muito”

Homem é encontrado morto sob a chuva no bairro Manoel Teles, em Arapiraca

Hospital de Emergência do Agreste promove I Simpósio de Psicologia Hospitalar em Arapiraca

Procon Arapiraca divulga nova pesquisa de preços do gás de cozinha

Com destaque para Arapiraca, Alagoas cria mais de 2,2 mil empregos formais em junho

Confronto com forças de segurança termina com morte de suspeito em Teotônio Vilela
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
