Arapiraca se consolida como referência em arborização urbana no Nordeste
Evento realizado pela primeira vez em Alagoas reuniu setor público, comunidade científica e sociedade civil
De 23 a 26 de julho, Arapiraca foi palco do principal evento de arborização do Nordeste brasileiro. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, o município sediou, no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o XI Encontro Nordestino de Arborização Urbana (ENAU), além do inédito I ENAU Mirim, reunindo especialistas, estudantes, gestores e membros da sociedade civil de todo o Brasil.
Com o tema “Arborização Urbana e os Desafios das Mudanças Climáticas”, o encontro contou com 35 painelistas, 250 participantes de seis estados e 30 secretários municipais de meio ambiente do Estado. Foram promovidas palestras, oficinas, exposições e visitas técnicas com foco na construção de cidades mais verdes e sustentáveis.
Esta é a primeira vez em que o evento foi realizado em Alagoas, destacando Arapiraca como referência em políticas ambientais. Também o primeiro evento carbono neutro da Gestão Municipal, tendo suas emissões compensadas através da Associação de Produtores de Crédito de Carbono Social do Bioma Caatinga.
O secretário Thomaz Barbosa reforça que o pioneirismo da Capital do Agreste em arborização urbana é refletido, principalmente, pelo reconhecimento internacional com o selo de sustentabilidade Tree Cities of the World, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU) por dois anos consecutivos.
“Esse é um momento importantíssimo para Arapiraca, que conseguiu trazer esse evento por ser a única Tree City of the World do estado de Alagoas, reforçando toda a influência que Arapiraca possui nessa área ambiental e todo o posicionamento que temos, que impulsiona não só o Agreste, como o Estado como um todo”, comemorou.
Ao longo dos quatro dias de programação, foram realizadas atividades com diversas propostas, desde plantio e escolha de espécies urbanas, passando por manejo de árvores diante de mudanças climáticas até discussões sobre políticas públicas, gestão hídrica, mitigação de calor, poda corretiva, avaliação fitossanitária e outras.
Um dos destaques da edição foi a realização do inédito I ENAU Mirim, que aconteceu pela primeira vez em Arapiraca e levou uma manhã lúdica e educativa para 40 crianças com atividades que envolveram jogos, oficinas com argila e até música para animar. Cada criança saiu do evento, que foi realizado no Senac, com cartilha de atividades, ecobag, certificado e a medalha do Arboreco, símbolo da Sociedade Brasileira de Arborização.
Além de reforçar o protagonismo de Arapiraca na pauta ambiental urbana, o XI ENAU celebrou o compromisso coletivo com o meio ambiente e a sustentabilidade, reunindo diversas gerações e setores da sociedade com um único propósito: o de transformar os ambientes urbanos em espaços mais verdes.
Veja também
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
