Arapiraca se consolida como referência em arborização urbana no Nordeste
Evento realizado pela primeira vez em Alagoas reuniu setor público, comunidade científica e sociedade civil
De 23 a 26 de julho, Arapiraca foi palco do principal evento de arborização do Nordeste brasileiro. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, o município sediou, no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o XI Encontro Nordestino de Arborização Urbana (ENAU), além do inédito I ENAU Mirim, reunindo especialistas, estudantes, gestores e membros da sociedade civil de todo o Brasil.
Com o tema “Arborização Urbana e os Desafios das Mudanças Climáticas”, o encontro contou com 35 painelistas, 250 participantes de seis estados e 30 secretários municipais de meio ambiente do Estado. Foram promovidas palestras, oficinas, exposições e visitas técnicas com foco na construção de cidades mais verdes e sustentáveis.
Esta é a primeira vez em que o evento foi realizado em Alagoas, destacando Arapiraca como referência em políticas ambientais. Também o primeiro evento carbono neutro da Gestão Municipal, tendo suas emissões compensadas através da Associação de Produtores de Crédito de Carbono Social do Bioma Caatinga.
O secretário Thomaz Barbosa reforça que o pioneirismo da Capital do Agreste em arborização urbana é refletido, principalmente, pelo reconhecimento internacional com o selo de sustentabilidade Tree Cities of the World, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU) por dois anos consecutivos.
“Esse é um momento importantíssimo para Arapiraca, que conseguiu trazer esse evento por ser a única Tree City of the World do estado de Alagoas, reforçando toda a influência que Arapiraca possui nessa área ambiental e todo o posicionamento que temos, que impulsiona não só o Agreste, como o Estado como um todo”, comemorou.
Ao longo dos quatro dias de programação, foram realizadas atividades com diversas propostas, desde plantio e escolha de espécies urbanas, passando por manejo de árvores diante de mudanças climáticas até discussões sobre políticas públicas, gestão hídrica, mitigação de calor, poda corretiva, avaliação fitossanitária e outras.
Um dos destaques da edição foi a realização do inédito I ENAU Mirim, que aconteceu pela primeira vez em Arapiraca e levou uma manhã lúdica e educativa para 40 crianças com atividades que envolveram jogos, oficinas com argila e até música para animar. Cada criança saiu do evento, que foi realizado no Senac, com cartilha de atividades, ecobag, certificado e a medalha do Arboreco, símbolo da Sociedade Brasileira de Arborização.
Além de reforçar o protagonismo de Arapiraca na pauta ambiental urbana, o XI ENAU celebrou o compromisso coletivo com o meio ambiente e a sustentabilidade, reunindo diversas gerações e setores da sociedade com um único propósito: o de transformar os ambientes urbanos em espaços mais verdes.
Veja também
Últimas notícias
Homem cai de moto ao tentar fugir da polícia e é detido com maconha em Arapiraca
Mulher é presa por agredir filho com cabo de vassoura em Delmiro Gouveia
Pai é preso após agredir filha com pedaço de madeira no Benedito Bentes
Execução e cárcere privado: casal é atacado por facção rival no Jacintinho
Dólar cai para R$ 5,40 com reunião do Copom e mercado externo
Moraes anula decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
