Cibele Moura propõe melhorias no atendimento ao Retinoblastoma em Alagoas
No Dia do Retinoblastoma, deputada solicita protocolos claros e maior transparência no tratamento do tumor ocular raro em crianças
Nesta quinta-feira (18), data em que é lembrado o Dia do Retinoblastoma, a deputada estadual Cibele Moura apresentou um conjunto de indicações ao Governo de Alagoas e à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) com o objetivo de ampliar a rede de atenção e cuidado às crianças diagnosticadas com o tumor ocular raro.
Entre as medidas propostas, a parlamentar solicitou a instituição do Protocolo Estadual da Linha de Cuidado do Retinoblastoma, definindo fluxos e prazos máximos para garantir o acesso rápido ao atendimento especializado e oncológico pediátrico. “Quando se trata de retinoblastoma, cada dia conta. A definição de fluxos claros e prazos reduzidos pode ser a diferença entre salvar a visão ou até a vida de uma criança”, destacou Cibele.
Outra indicação apresentada foi a criação de um Painel Estadual de Indicadores da Linha de Cuidado, com dados públicos atualizados trimestralmente. A proposta visa aumentar a transparência e o acompanhamento social das políticas voltadas à doença. “Não basta agir, é preciso mostrar os resultados. A sociedade, as famílias e os profissionais de saúde precisam ter acesso a essas informações de forma clara e aberta”, afirmou.
Cibele também sugeriu a realização de uma campanha estadual anual de conscientização e incentivo ao diagnóstico precoce, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. O objetivo é levar informação às escolas e famílias sobre os sinais da doença. “O retinoblastoma pode ser percebido em sintomas simples, como o reflexo branco na pupila. Mas sem informação, esse detalhe passa despercebido. É fundamental ensinar pais, professores e profissionais da saúde a ficarem atentos”, disse.
Na área da assistência hospitalar, a deputada indicou a inclusão de metas específicas de triagem ocular neonatal e de encaminhamento relacionadas ao retinoblastoma nos contratos firmados com hospitais e maternidades conveniados ao SUS em Alagoas.
Por fim, solicitou a padronização do fluxo do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e do transporte sanitário para crianças com suspeita ou diagnóstico da doença em casos onde não houver oferta local adequada.
Cibele ressaltou que as propostas dialogam com a urgência do tema e reforçam a responsabilidade do Estado em garantir diagnóstico rápido e tratamento especializado. “O câncer não espera, e quando falamos de crianças, a nossa responsabilidade é ainda maior. Essas indicações são um apelo para que Alagoas avance no cuidado, na prevenção e na transparência sobre o retinoblastoma”, concluiu.
Últimas notícias
Internet recupera e viraliza elogio de Sikêra Júnior a Francisco Sales
Fabio Costa e Leonardo Dias inauguram comitê em Maceió com adesivaço e presença de apoiadores
Acidente entre carro e moto deixa homem ferido na Rota do Mar, em Maceió
Caminhada de Arthur Lira reúne multidão em São Miguel dos Campos
Jovens de Arapiraca se reúnem para discutir propostas no plano de governo de JHC e Célia Rocha
Operação em AL e SE prende dois homens e apreende mais de 100 kg de drogas
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
