[Vídeo] Arapiraca vai implantar Selo de Inspeção Municipal com apoio do Ministério da Agricultura
Iniciativa garante qualidade sanitária de produtos locais e deve começar com foco na comercialização de ovos
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), está prestes a implantar o Selo de Inspeção Municipal (SIM). O selo garantirá a qualidade sanitária de alimentos como ovos, queijos e carnes produzidos no município, assegurando mais segurança aos consumidores.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Genivaldo Oliveira, o processo teve início em 2023 por determinação do prefeito Luciano Barbosa, que entendeu a importância de regular e fiscalizar os produtos locais. A legislação que regulamenta o SIM já está aprovada e em vigor. “O prefeito reconheceu que Arapiraca, por ser um município grande, precisa garantir que a população saiba a origem dos produtos que consome. Por isso, criamos e implementamos essa lei”, explicou o secretário.
Uma equipe técnica nomeada pela prefeitura foi formada para conduzir a implantação do serviço. Os fiscais são servidores efetivos, com autoridade para visitar estabelecimentos e acompanhar desde a produção até a comercialização dos produtos. “Eles têm o papel de orientar, fiscalizar e garantir que o produtor siga todas as normas. Isso dá mais credibilidade aos produtos e segurança para a população”, completou Genivaldo.
Equipe multidisciplinar acompanha todo o processo
O SIM de Arapiraca conta com quatro profissionais: a médica-veterinária Natália Alapenha, a zootecnista Eline Morgana, o técnico agrícola Adilson e o agrônomo Edson Maruta. “Já temos a lei aprovada, o decreto publicado e agora aguardamos uma consultoria técnica que irá nos auxiliar na fase inicial das inspeções. O objetivo é cadastrar e orientar os estabelecimentos interessados”, explicou Natália.
A zootecnista Eline destaca que a equipe também é responsável por orientar desde a documentação até as adequações físicas dos espaços de produção. “Se o produtor já tem estrutura, avaliamos se está de acordo. Se ainda vai construir, damos todas as orientações para que tudo esteja dentro das normas do serviço de inspeção”, afirmou.
Embora o selo também possa ser aplicado a produtos vegetais, o foco inicial será a fiscalização e regulamentação do comércio de ovos, por ser uma produção expressiva na região.
O agrônomo Edson Maruta reforçou a importância da formalização. “Quem trabalha com produto in natura pode vender livremente, mas ao agregar valor, como fazer um queijo, por exemplo, precisa seguir normas sanitárias. O SIM permite essa regularização e amplia as oportunidades para os pequenos produtores”, afirmou.
Últimas notícias
Gabinete Itinerante da deputada Gabi Gonçalves leva serviços gratuitos a Maribondo
Rafael Brito defende revisão urgente do cálculo do piso nacional dos professores
Presidente do Grupo Corona é encontrado morto após sequestro no interior do México
Trump diz que mulher morta por agente do ICE “causava desordem”
IMA orienta sobre suspensão temporária de serviços do Cadastro Ambiental Rural
Mãe e filho mortos por choque elétrico em pousada de Maragogi são sepultados em SP
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
