[Vídeo] Arapiraca vai implantar Selo de Inspeção Municipal com apoio do Ministério da Agricultura
Iniciativa garante qualidade sanitária de produtos locais e deve começar com foco na comercialização de ovos
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), está prestes a implantar o Selo de Inspeção Municipal (SIM). O selo garantirá a qualidade sanitária de alimentos como ovos, queijos e carnes produzidos no município, assegurando mais segurança aos consumidores.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Genivaldo Oliveira, o processo teve início em 2023 por determinação do prefeito Luciano Barbosa, que entendeu a importância de regular e fiscalizar os produtos locais. A legislação que regulamenta o SIM já está aprovada e em vigor. “O prefeito reconheceu que Arapiraca, por ser um município grande, precisa garantir que a população saiba a origem dos produtos que consome. Por isso, criamos e implementamos essa lei”, explicou o secretário.
Uma equipe técnica nomeada pela prefeitura foi formada para conduzir a implantação do serviço. Os fiscais são servidores efetivos, com autoridade para visitar estabelecimentos e acompanhar desde a produção até a comercialização dos produtos. “Eles têm o papel de orientar, fiscalizar e garantir que o produtor siga todas as normas. Isso dá mais credibilidade aos produtos e segurança para a população”, completou Genivaldo.
Equipe multidisciplinar acompanha todo o processo
O SIM de Arapiraca conta com quatro profissionais: a médica-veterinária Natália Alapenha, a zootecnista Eline Morgana, o técnico agrícola Adilson e o agrônomo Edson Maruta. “Já temos a lei aprovada, o decreto publicado e agora aguardamos uma consultoria técnica que irá nos auxiliar na fase inicial das inspeções. O objetivo é cadastrar e orientar os estabelecimentos interessados”, explicou Natália.
A zootecnista Eline destaca que a equipe também é responsável por orientar desde a documentação até as adequações físicas dos espaços de produção. “Se o produtor já tem estrutura, avaliamos se está de acordo. Se ainda vai construir, damos todas as orientações para que tudo esteja dentro das normas do serviço de inspeção”, afirmou.
Embora o selo também possa ser aplicado a produtos vegetais, o foco inicial será a fiscalização e regulamentação do comércio de ovos, por ser uma produção expressiva na região.
O agrônomo Edson Maruta reforçou a importância da formalização. “Quem trabalha com produto in natura pode vender livremente, mas ao agregar valor, como fazer um queijo, por exemplo, precisa seguir normas sanitárias. O SIM permite essa regularização e amplia as oportunidades para os pequenos produtores”, afirmou.
Últimas notícias
Queda de moto deixa duas pessoas feridas no povoado Canaã, em Arapiraca
Polícia prende três suspeitos por envolvimento no desaparecimento de idoso em Maceió
Jovem de 23 anos fica ferida após queda de moto em União dos Palmares
Matrículas para vagas remanescentes da Educação de Jovens e Adultos se encerram nesta sexta
Funcionários da Ambev morrem após vazamento de gás em unidade do Rio
Sefaz amplia acessibilidade e garante atendimento com intérprete de Libras no Nise Conecta
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
