Superliga Europeia é anunciada com Florentino Pérez à frente e torcedores manifestam: 'Vergonha'
Clubes importantes do velho continente estão criando "supercompetição"

Mudanças no futebol europeu! 12 clubes do Velho Continente se uniram para criar a Superliga Europeia, em oposição à Champions League. O anúncio veio na noite deste domingo (18), sendo que os participantes são:
Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham (Premier League)
Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid (LaLiga)
Inter de Milão, Juventus e Milan (Série A)
Outros três participantes deverão se juntar aos já confirmados para temporada inaugural, que ainda não tem data definida. O novo torneio é presidido por Florentino Pérez, dirigente do Real Madrid. Mais cedo, a Uefa havia anunciado possíveis punições aos integrantes: "Todos os clubes e jogadores que participarem da Superliga podem ser banidos de todas as competições da Uefa e Fifa, europeias ou internacionais".
Andrea Agnelli (Juventus) e Joel Glazer (Manchester United) serão vice-presidentes da competição.
A partir do anúncio, novos detalhes sobre o formato também fora divulgados.
Irão participar 20 clubes, sendo 15 fundadores e outros cinco que vão se classificar com base no seu rendimento na temporada anterior;
As partidas serão disputadas durante a semana e todos os times continuarão a competir nos respectivos campeonatos nacionais, mantendo o calendário tradicional;
A temporada irá começar no mês de agosto, com a participação dos clubes em dois grupos de 10, nos quais vão disputar jogos de ida e volta. Os três primeiros colocados de cada chave classificam-se automaticamente às quartas de final. As equipes que terminarem na quarta e quinta posição vão disputar um playoff (ida e volta). Depois, serão feitas eliminatórias em dois jogos a partir das quartas de final até à final, que será um jogo único, no final de maio, em campo neutro;
O comunicado destaca que as premiações em dinheiro serão mais altas que as pagas aos clubes participantes da Champions League: " Pagamentos de solidariedade serão substancialmente mais elevados do que os gerados pela atual competição europeia e deverão ser superiores a € 10 bilhões durante o período de compromisso inicial dos clubes".
Posicionamentos contrários
A Fifa foi contundente no seu posicionamento e está contrária ao conceito da Superliga. "A Fifa quer esclarecer que está firmemente posicionada em favor da solidariedade no futebol e de um modelo de redistribuição justo. A Fifa sempre defende a unidade no futebol mundial e apela a todas as partes envolvidas nas discussões acaloradas a se engajarem em um diálogo calmo, construtivo e equilibrado para o bem deste jogo".
Nas redes sociais, torcedores também manifestaram contrariamente ao torneio. Rapidamente, a hashtag #SayNoToSuperLeague ganhou primeiras posições no Twitter.
Boris Johnson, primeiro-ministro da Inglaterra, foi incisivo em seu comentário: "Planos para uma Superliga Europeia seriam muito prejudiciais ao futebol e nós apoiamos que as autoridades do futebol tomem ações. Isso atingiria o coração do jogo doméstico, e irá preocupar torcedores em todo o país. Os clubes envolvidos precisa responder aos seus fãs e à comunidade ampla do futebol antes de tomar outros passos".
Últimas notícias

Moradores da Região Norte sofrem com falta de energia elétrica

Neymar se despede da filha antes de viagem para Maceió com delegação do Santos

Moradores de Campestre sofrem com falta d’água

Leonardo Dias se reúne com vice-prefeito de SP para discutir soluções para Cracolândia

Falta de energia leva moradores a novo protesto na Av. Assis Chateaubriand

JHC reúne secretários e determina que força-tarefa seja reforçada para atender população
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
