COI considera punir medalhista de prata que protestou no pódio
Americana celebrou sua medalha de prata no pódio erguendo seus braços e cruzando os punhos sobre a sua cabeça, formando um X
O Comitê Olímpico Internacional (COI) estuda uma punição para Raven Saunders, medalhista de prata no arremesso de peso feminino. A americana celebrou sua medalha de prata no pódio erguendo seus braços e cruzando os punhos sobre a sua cabeça, formando um X. De acordo com Saunders, o gesto com os punhos em X representa o destino comum onde os oprimidos se encontram.
O COI havia relaxado as suas regras, e permitido manifestações políticas durante entrevistas de imprensa e durante exibições esportivas (desde que não interrompa o andamento do evento ou desrespeite os adversários). No entanto, manifestações no pódio ainda são proibidas de acordo com o comitê.
Mark Adams, porta voz do COI, afirmou nesta segunda-feira que estão ocorrendo conversas entre o órgão, a World Athletics e o Comitê Olímpico Americano sobre a situação. Em seu twitter, Saunders ironizou a possibilidade de perder a medalha: Deixa eles tentarem. Eu atravesso a fronteira mesmo sem saber nadar", afirmou a atleta americana.
Raven Saunders é conhecida por seu ativismo pela causa LGBTQ+. Negra e lésbica, a atleta americana costumeiramente fala em prol da causa, buscando inspirar e motivar a comunidade LGBTQ+ e negros por todo o planeta. "Grito para todos os meus negros. Grito para toda a minha comunidade LGBTQ. Grito para todos os meus funcionários que lidam com saúde mental. Para mostrar aos mais jovens que não importa em quantas caixas eles tentem encaixar você, você pode ser você e pode aceitar isso. As pessoas tentaram me dizer para não fazer tatuagens e piercings e tudo isso. Mas olhe para mim agora, e estou brilhando.", declarou Saunders após sua medalha de prata
Veja também
Últimas notícias
Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
