Após goleada histórica, Palmeiras é o time brasileiro que mais venceu em casa na Liberta
Verdão goleou Oriente Petrolero por 8 a 2
Ao golear o Independiente Petrolero, da Bolívia, por 8 a 1 na noite desta terça-feira (12), o Palmeiras se tornou o time brasileiro com mais vitórias jogando em casa pela Copa Libertadores, ao lado do rival São Paulo.
Até o triunfo histórico em questão, o Verdão ocupava a segunda posição do ranking de mandantes brasileiros com mais vitórias na Libertadores, ao lado do Grêmio. Logo em seguida aparecem Cruzeiro e Santos.
Com o resultado elástico, o Alviverde alcançou a marca de 404 gols marcados no torneio. O feito é inédito entre os clubes do Brasil.
Vale lembrar que o time comandado por Abel Ferreira pode se isolar e disparar na liderança da lista, já que os outros clubes citados não disputam a principal competição continental na atual temporada.
A vitória que deu origem a estes números aconteceu na estreia da equipe na competição, em 1961. Na ocasião, o Verdão venceu o Independiente, da Argentina, por 1 a 0 no Pacaembu, em São Paulo. O gol foi marcado por Scotto.
Além disso, o Palmeiras é a equipe brasileira que mais disputou o torneio desde 1960, com 22 participações. No país, o clube alviverde também é recordista de jogos (211), gols marcados (404), mais vitórias no geral (118) e mais resultados favoráveis fora de casa (45).
Por fim, apesar do Independiente Petrolero ter sido um adversário inédito na história palmeirense, o Verdão tem um ótimo retrospecto em duelos com equipes da Bolívia. Ao todo, foram 22 jogos, com 15 vitórias, dois empates e apenas cinco derrotas, além de 60 gols marcados e 17 gols sofridos.
Veja os brasileiros com mais vitórias como mandante na Liberta:
Palmeiras - 72 vitórias
São Paulo - 72 vitórias
Grêmio - 71 vitórias
Cruzeiro - 61 vitórias
Santos - 53 vitórias
Flamengo - 51 vitórias
Internacional - 49 vitórias
Corinthians - 45 vitórias
Atlético-MG - 32 vitórias
Athletico-PR - 20 vitórias
Vasco da Gama - 20 vitórias
Fluminense - 19 vitórias
Botafogo - 16 vitórias