Futebol

Regras do COI sobre participação são "inaceitáveis", diz chefe de Comitê Olímpico Russo

Paris 2024 terá problema político para solucionar

Por Yahoo Esportes 29/03/2023 10h10
Regras do COI sobre participação são 'inaceitáveis', diz chefe de Comitê Olímpico Russo
Entenda por que nome, bandeira e hino da Rússia estão banidos da Olimpíada e o país usa a sigla ROC - Foto: Reprodução/Web

O chefe do Comitê Olímpico da Rússia classificou nesta terça-feira como "inaceitáveis" os critérios anunciados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) destinados a permitir que atletas russos e bielorrussos participem de competições internacionais.

Atletas da Rússia e de Belarus, aliada de Moscou, foram banidos das competições após a invasão da Ucrânia pelo Kremlin no ano passado, mas as regras anunciadas na sede do COI em Lausanne buscam permitir um retorno gradual dos atletas russos e bielorrussos ao esporte mundial.

Stanislav Pozdnyakov, presidente do Comitê Olímpico Russo, disse em entrevista coletiva que se opõe a qualquer ideia de que atletas russos e bielorrussos devam competir com status neutro, sem que o uso de bandeiras ou hinos sejam permitidos.

Ele também criticou a imposição de procedimentos antidoping adicionais para competidores russos --uma medida ligada a escândalos anteriores.

"Os parâmetros anunciados são absolutamente inaceitáveis. Isso é discriminação com base na nacionalidade, conforme observado repetidamente por especialistas internacionais em direitos humanos...", disse Pozdnyakov em entrevista coletiva, cujo video foi postado em sua conta no Telegram.

"O status neutro é uma violação dos direitos humanos... Acreditamos que as condições propostas são infundadas, sem base legal e excessivas. Discordamos categoricamente da realização de procedimentos antidoping adicionais em relação aos atletas russos."