CBF anuncia mudança nas datas das janelas de transferências
Entidade decidiu mudar após pedidos dos clubes, para que o período fosse semelhante ao da Europa
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), anunciou nesta quinta-feira (9) que fará mudanças em relação às datas das janelas de transferências do Brasil em 2024. A decisão foi tomada após pedido dos clubes, que agora o período será semelhante ao europeu.
A primeira janela de transferências de 2024 será realizada entre as datas 11 de janeiro a 7 de março, enquanto a segunda será aberta no dia 10 de julho e vai ser encerrada no dia 2 de setembro.
Essa mudança já era um pedido antigo dos clubes. O motivo seria em relação à segunda janela, pois ela estava se encerrando antes da europeia, fazendo com que os times tivessem a possibilidade de perder peças importantes e não ter a chance de repor-las.
Portanto, em 2022, clubes como Palmeiras, Fortaleza e América-MG, em conversas com o GE na época, pediam ajustes nas datas, pois as janelas estavam encerrando no período das competições sul-americanas.
– A janela para chegada de atletas teve início somente em 18 de julho, embora o calendário de competições seja mais curto, em função da Copa do Mundo. A discussão acerca do calendário é fundamental para que as janelas de saída de jogadores para o exterior tenham um impacto menor – disse Anderson Barros, diretor de futebol do Palmeiras naquela época.
Agora, em 2024, as janelas terão ao todo oito semanas cada, sendo a primeira mais curta que os últimos anos e a segunda mais longa.
A janela de transferências do Brasil foi implementada em 2022, a pedido da Fifa. As datas incluem as contratações nacionais e internacionais para clubes da série A e B do Campeonato Brasileiro. O futsal e o futebol feminino não estão inclusos.
Ao fim das janelas, jogadores sem contrato podem assinar com outro clube, mas somente se o atleta tenha rescindido o último vínculo antes do fechamento de uma das janelas. Além deste caso, a Fifa também permite se o jogador que rescindiu o contrato através da Lei Pelé e situações incluídas em exceções determinadas pela Fifa no Regulamento sobre o Estatuto e a Transferência de Jogadores.
Veja também
Últimas notícias
Governo de Alagoas autoriza novo concurso público para o DER/AL
Governo de Alagoas autoriza desapropriações para obras de saneamento e abastecimento em seis municípios
Caminhão dá ré, atinge moto e deixa homem morto na AL-110 em Arapiraca
Mulher é esfaqueada em Marechal Deodoro e diz que agressora teve ciúmes do namorado
MPAL se posiciona contra retirada do nome de Zumbi do prédio da Prefeitura de União
Arthur Lira garante recursos para estrada entre povoado Ipiranga e Igreja Nova e amplia investimentos no Baixo São Francisco
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
