CBF anuncia mudança nas datas das janelas de transferências
Entidade decidiu mudar após pedidos dos clubes, para que o período fosse semelhante ao da Europa

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), anunciou nesta quinta-feira (9) que fará mudanças em relação às datas das janelas de transferências do Brasil em 2024. A decisão foi tomada após pedido dos clubes, que agora o período será semelhante ao europeu.
A primeira janela de transferências de 2024 será realizada entre as datas 11 de janeiro a 7 de março, enquanto a segunda será aberta no dia 10 de julho e vai ser encerrada no dia 2 de setembro.
Essa mudança já era um pedido antigo dos clubes. O motivo seria em relação à segunda janela, pois ela estava se encerrando antes da europeia, fazendo com que os times tivessem a possibilidade de perder peças importantes e não ter a chance de repor-las.
Portanto, em 2022, clubes como Palmeiras, Fortaleza e América-MG, em conversas com o GE na época, pediam ajustes nas datas, pois as janelas estavam encerrando no período das competições sul-americanas.
– A janela para chegada de atletas teve início somente em 18 de julho, embora o calendário de competições seja mais curto, em função da Copa do Mundo. A discussão acerca do calendário é fundamental para que as janelas de saída de jogadores para o exterior tenham um impacto menor – disse Anderson Barros, diretor de futebol do Palmeiras naquela época.
Agora, em 2024, as janelas terão ao todo oito semanas cada, sendo a primeira mais curta que os últimos anos e a segunda mais longa.
A janela de transferências do Brasil foi implementada em 2022, a pedido da Fifa. As datas incluem as contratações nacionais e internacionais para clubes da série A e B do Campeonato Brasileiro. O futsal e o futebol feminino não estão inclusos.
Ao fim das janelas, jogadores sem contrato podem assinar com outro clube, mas somente se o atleta tenha rescindido o último vínculo antes do fechamento de uma das janelas. Além deste caso, a Fifa também permite se o jogador que rescindiu o contrato através da Lei Pelé e situações incluídas em exceções determinadas pela Fifa no Regulamento sobre o Estatuto e a Transferência de Jogadores.
Veja também
Últimas notícias

Kombi pega fogo na Avenida Gustavo Paiva, em Maceió; Bombeiros são acionados

Capital alagoana é responsável por puxar desenvolvimento do estado nos últimos quatro anos

Confira o funcionamento dos serviços da Saúde no feriado do Dia do Trabalhador

Prefeitura de Maceió decreta ponto facultativo na sexta-feira (2)

Homem morre atropelado ao tentar atravessar AL-486, em Craíbas

Operações policiais desmantelam esquemas de tráfico de drogas em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
