Defesa Civil monta estratégia em possíveis enchentes no Vale do Mundaú
Enchentes como a ocorrida em 2010 oferecem risco a um grande número de pessoas e podem isolar regiões e cidades inteiras. Outras enchentes de proporções parecidas já ocorreram na mesma região, do Vale do Mundaú, e de acordo com Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – (Semarh), e existe a previsão de que o desastre poderá se repetir entre os anos de 2018 e 2020.
Em função disso, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC-AL) promoveu uma capacitação junto às coordenadorias municipais de Defesa Civil do Vale do Mundaú, bem como de algumas coordenadorias do Vale do Parnaíba. O evento foi realizado na Prefeitura Municipal de Murici, nos dias 23 e 24 de maio, com o objetivo de se prepararem para a quadra chuvosa de 2016.
O major Luciano Virtuoso, comandante do 3º Grupamento Bombeiro Militar (3º GBM), localizado na cidade de União dos Palmares, foi convidado a dar uma palestra sobre salvamento em enchentes devido aos seus conhecimentos adquiridos no período em que integrava a Força Nacional.
“Estamos nos preparando tecnicamente com os treinamentos que a gente vem fazendo desde o início do ano e conseguindo materiais junto ao Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) como equipamentos de mergulho e de salvamento em enchentes. No 3º GBM, já temos um bote de alumínio e outro de rafting e iremos ainda ser contemplados com mais dois botes de rafting. Ou seja, estamos nos preparando para dar uma primeira resposta eficiente em caso de eventos dessa natureza”, garantiu o oficial.
A palestra mostrou o planejamento e as ações preventivas que vêm sendo tomadas pela unidade de União dos Palmares no caso de uma situação emergencial de enchente. Foram apresentadas também medidas relacionadas ao efetivo, como a definição de escalas de sobreaviso. Ele destacou ainda a importância de uma melhor preparação por parte do 3º GBM por ser localizado bem no centro do Vale do Mundaú, região que foi bastante atingida pelas enchentes de 2010.
“Esse trabalho é de extrema importância para o estado porque estamos preparando as defesas civis municipais para saber como se portar numa situação como aquela”, concluiu.
Últimas notícias
Governo de Alagoas investe R$ 30 milhões e autoriza construção de seis novas creches Cria em Delmiro Gouveia
Prefeitura de Guarulhos reconhece programa Gigantinhos como referência nacional na primeira infância
Moraes nega visita de Valdemar Costa Neto e Magno Malta a Bolsonaro
Polícia Civil recupera dois geradores de energia provenientes de estelionato
Rede estadual alinha objetivos e estratégias para ano letivo 2026 na Jornada Pedagógica
Coelhos são resgatados vivos da garganta de pelicano em zoológico na China
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
