Defesa Civil monta estratégia em possíveis enchentes no Vale do Mundaú
Enchentes como a ocorrida em 2010 oferecem risco a um grande número de pessoas e podem isolar regiões e cidades inteiras. Outras enchentes de proporções parecidas já ocorreram na mesma região, do Vale do Mundaú, e de acordo com Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – (Semarh), e existe a previsão de que o desastre poderá se repetir entre os anos de 2018 e 2020.
Em função disso, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC-AL) promoveu uma capacitação junto às coordenadorias municipais de Defesa Civil do Vale do Mundaú, bem como de algumas coordenadorias do Vale do Parnaíba. O evento foi realizado na Prefeitura Municipal de Murici, nos dias 23 e 24 de maio, com o objetivo de se prepararem para a quadra chuvosa de 2016.
O major Luciano Virtuoso, comandante do 3º Grupamento Bombeiro Militar (3º GBM), localizado na cidade de União dos Palmares, foi convidado a dar uma palestra sobre salvamento em enchentes devido aos seus conhecimentos adquiridos no período em que integrava a Força Nacional.
“Estamos nos preparando tecnicamente com os treinamentos que a gente vem fazendo desde o início do ano e conseguindo materiais junto ao Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) como equipamentos de mergulho e de salvamento em enchentes. No 3º GBM, já temos um bote de alumínio e outro de rafting e iremos ainda ser contemplados com mais dois botes de rafting. Ou seja, estamos nos preparando para dar uma primeira resposta eficiente em caso de eventos dessa natureza”, garantiu o oficial.
A palestra mostrou o planejamento e as ações preventivas que vêm sendo tomadas pela unidade de União dos Palmares no caso de uma situação emergencial de enchente. Foram apresentadas também medidas relacionadas ao efetivo, como a definição de escalas de sobreaviso. Ele destacou ainda a importância de uma melhor preparação por parte do 3º GBM por ser localizado bem no centro do Vale do Mundaú, região que foi bastante atingida pelas enchentes de 2010.
“Esse trabalho é de extrema importância para o estado porque estamos preparando as defesas civis municipais para saber como se portar numa situação como aquela”, concluiu.
Últimas notícias

Idosa de 95 anos tem casa invadida e é estuprada em Marechal Deodoro

Partos prematuros acendem alerta para importância do pré-natal especializado

Filiado ao MDB, Lobão quer voltar à Assembleia Legislativa de Alagoas em 2026

Prefeitura disponibiliza bancos e espreguiçadeiras nas Praias de Jatiúca e Cruz das Almas

Imagens mostram toda a ação de suspeito em incêndio criminoso no Centro de Arapiraca

Casal desiste de adoção e Justiça impõe indenização por danos morais em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
