Alagoas

Consumo das famílias maceioenses reduz pelo quarto mês consecutivo

Por Fecomércio AL 08/06/2016 09h09
Consumo das famílias maceioenses reduz pelo quarto mês consecutivo
- Foto: Reprodução

Este é o quarto mês consecutivo que Maceió se encontra abaixo do piso de satisfação. O consumo das famílias de Maceió durante o mês de maio apresentou redução de 2,66% em relação a abril, registrando 83,9 pontos. Os dados são da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias desenvolvida pelo Instituto Fecomércio AL de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento de Alagoas (IFEPD), em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

O percentual registrado em maio deste ano demonstra uma redução de 27,5% no consumo quando comparado ao mesmo período de 2015. “Mesmo assim, o nível está acima da média do Brasil, que tem sofrido o mesmo baixo desempenho na intenção de consumo das famílias. Em maio, a média de consumo do país declino 4,5% em relação a abril”, avalia o assessor econômico da Fecomércio AL, Felippe Rocha.

Quando abaixo de 100 pontos, o indicador demonstra que os consumidores estão avessos ao consumo, seja por insegurança em relação à manutenção dos seus empregos, por considerarem os preços elevados ou porque sua renda não apresenta sinais de melhora no futuro.

Para o economista, este cenário é reflexo da perda de empregos e a consequente redução do poder de consumo das famílias. “Além disso, as famílias já vêm sendo prejudicadas pela restrição do crédito para aquisição de bens duráveis e semiduráveis, bem como pela cautela das financeiras na cessão de crédito, de cartões e de empréstimos aos consumidores por conta do elevado nível de endividamento”, pondera.

Indicadores


O consumo é explicado integralmente pela segurança das famílias em relação aos seus empregos, às suas perspectivas de aumentos de salários no futuro e à facilidade de aquisição de crédito, impactando nas possibilidades de compras de bens duráveis, semiduráveis e não-duráveis.

O desempenho de maio reflete um leve aumento do consumo devido ao Dia das Mães, mas de acordo com o levantamento, a data incidiu mais nas famílias que recebem mais de 10 S.M. (salários mínimos).

“Quando observamos o consumo das famílias de Maceió por segmento de renda, percebe-se que após dois meses de retração do consumo das famílias das classes A e B, houve uma retomada de perspectivas otimistas com relação ao futuro e estas voltaram a consumir. Porém, em relação às famílias das classes C, D e E, houve um contínuo declínio na intenção de compras, em parte porque estas dependem do emprego formal para gerarem renda para o consumo, mas são as mais afetadas pelo desemprego”, compara Rocha.

Entre as famílias que recebem mais de 10 S.M., maio trouxe um incremento de 4,08%, mas está abaixo dos níveis de aquisição de bens do mesmo período em 2015, havendo uma redução de 32,85%. Já entre as famílias que recebem menos de 10 S.M. houve uma queda de 3,16% no consumo (quando comparado a maio do ano passado, é uma redução de 27,2%).

Cenário
Alagoas vive o quarto mês consecutivo em que o saldo entre admissão e desligamentos é negativo, somando 29.001 mil pessoas desligadas; problema que também tem afligido o maceioense. Embora a segurança sobre a manutenção tenha apresentado um aumento de 1,6 p.p. (pontos percentuais), a pesquisa aponta que houve elevação de 1 p.p. no desemprego entre os meses de abril e maio.

Como consequência, as perspectivas de melhoras profissionais reduziu 0,40 p.p. para aqueles que acreditam numa melhora e aumentou 1,9 p.p. para aqueles que não acreditam que terão melhores empregos no futuro.

Os indicadores sinalizam que persiste a redução sobre a percepção de que a renda das famílias compra mais do que antes, ou seja, a cada mês os consumidores estão notando que a variação dos preços impacta na quantidade de produtos que levam para casa. Nesse contexto, houve redução de 4,2 p.p. em relação à melhora da renda e um aumento de 2,6 p.p daqueles que notaram uma piora no poder de compra.