Alagoas

Governo de Alagoas isenta ICMS do Big Mac para o McDia Feliz; saiba mais

A cada edição do McDia Feliz, a isenção do ICMS tem se tornado uma importante manifestação do apoio à causa do câncer infantil e juvenil

Por Redação com assessoria 23/08/2016 15h03
Governo de Alagoas isenta ICMS do Big Mac para o McDia Feliz; saiba mais
- Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas isentará o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dos sanduíches Big Mac vendidos no dia 27 de agosto no estado. Em 2015, o valor de R$ 381.038,42 mil que seriam recolhidos como impostos em todo o Brasil, foram doados às instituições participantes da campanha por meio da isenção de ICMS.

Em Alagoas, o projeto Informatização e Diagnóstico Precoce, com a implantação de sistemas informatizados da Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala) será beneficiado com a venda do Big Mac (isoladamente ou na McOferta 01) no dia 27 de agosto de 2016 e com os recursos que seriam recolhidos com o ICMS.

A cada edição do McDia Feliz, a isenção do ICMS tem se tornado uma importante manifestação do apoio à causa do câncer infantil e juvenil. As instituições participantes da campanha solicitam isenção do imposto, de modo a destinar o que seria recolhido em prol do tratamento de adolescentes e crianças com câncer. Todas as iniciativas beneficiadas têm finalidade pública, portanto, o valor do imposto beneficiará a população de adolescentes e crianças com câncer no estado e seus familiares. O pedido é autorizado pela União e ratificado pelas Secretarias de Fazenda dos Estados no diário oficial. A prestação de contas de todos os recursos arrecadados no McDia Feliz está disponível no Relatório de Atividades Anual do Instituto Ronald McDonald, coordenador nacional da campanha.

Como participar

Existem várias formas de participar do McDia Feliz. Os interessados podem comparecer ao restaurante McDonald’s de sua preferência e pedir um Big Mac na data da campanha, adquirir tíquetes antecipados do sanduíche ou produtos promocionais com as instituições participantes. Para mais informações, entre em contato com a Apala, na Travessa Roberto Simonsen, 178 – Gruta de Lourdes, em Maceió, ou pelo telefone 2122-9421.

Sobre o McDia Feliz

A campanha McDia Feliz é um sucesso graças à participação fundamental de instituições, funcionários, franqueados e fornecedores, além da mobilização de milhares de voluntários que incentivam a sociedade a abraçar a causa em prol de adolescentes e crianças com câncer. Em 2016, 79 projetos de 58 instituições de todo o país receberão recursos da arrecadação da campanha.

O McDia Feliz é o dia de maior movimento do ano nos restaurantes McDonald’s, além de despertar a atenção de toda a sociedade e sensibilizá-la para a maior causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de zero a 19 anos. A campanha, coordenada pelo Instituto Ronald McDonald, visa captar recursos e apoiar projetos que contribuam para o aumento dos índices de cura do câncer infantil e juvenil. Mais informações em www.mcdiafeliz.org.br.

Sobre o Instituto Ronald McDonald

O Instituto Ronald McDonald é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de adolescentes e crianças com câncer. Com 17 anos de atuação, a organização desenvolve e coordena Programas - Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Espaço da Família Ronald McDonald e Casa Ronald McDonald - que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens e seus familiares.

Desde 1999, mais de R$ 300 milhões foram arrecadados através de campanhas e eventos como o McDia Feliz, os Cofrinhos, o Invitational Golf Cup e o Jantar de Gala, que foram destinados para 116 instituições em todo o Brasil, entre hospitais, casas e grupos de apoio que lutam pela cura do câncer infantil e juvenil. Cerca de 3 milhões de crianças e adolescentes foram beneficiados pelo Instituto desde a sua criação. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.instituto-ronald.org.br.