Bancários rejeitam proposta de reajuste e deflagram paralisação por tempo indeterminado
Durante assembleia realizada na noite dessa quinta-feira (1), os bancários de Alagoas, de bancos públicos e privados rejeitaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Febraban) e decidiram deflagrar greve a partir da próxima terça-feira (6) por tempo indeterminado.
Com o auditório da casa lotado a categoria decidiu por unanimidade paralisar as atividades e unificar forças para que os banqueiros entendam o recado, mostrando que o tema da Campanha Nacional deste ano não foi escolhido por acaso: "Só a Luta te Garante".
"Os banqueiros não entendem outra linguagem a não ser a greve. A atitude dos bancos é desrespeitosa e oportunista. Somete nos primeiros seis meses deste ano os bancos lucraram R$29,7 bilhões e ainda tem a petulância de oferecer uma proposta da qual a categoria tenha uma perda real de 2,8%. Nossa expectativa é que a greve comece forte e se mantenha intensa até recebermos uma proposta digna de ser apreciada. Na assembleia de hoje, senti o engajamento da categoria e podemos afirmar que a hora de lutar e mostrar o nosso valor chegou", declarou o presidente do Sindicato Jairo França.
Entre as principais reivindicações estão o reajuste salarial de 14,78%, que corresponde à correção da inflação (projetada em 9,31% para setembro) mais aumento real de 5%, porém a Fenaban ofereceu apenas 6,5%, cujo representa perda real de 2,8% (de acordo com a inflação de 9,57%). Os bancários também cobram o combate às metas abusivas e ao assédio moral, melhores condições de trabalho, fim da terceirização, proteção ao emprego, vales-alimentação e refeição. Além de 14ª salário, auxílio educação, segurança com prevenção contra assaltos e sequestros e aumento de vigilantes nas agências e ampliação dos dispositivos de segurança.
Durante a greve somente os serviços de caixa eletrônico, internet banking, mobile banking e de telefones de bancos estarão disponíveis.
Últimas notícias
Motociclista colide contra traseira de carro e fica gravemente ferido na Av. Fernades Lima
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
