Juíza autoriza shopping a cobrar taxa de estacionamento e proíbe fiscalização do Procon
Atualizada às 19h06
Em decisão proferida nesta quinta-feira (26), a justiça da 16ª Vara Cível da capital proíbe que o Procon (Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor do estado de Alagoas) autue o Parque Shopping por cobrar a taxa de estacionamento aos clientes, mesmo que estes comprovem o consumo no estabelecimento. Com isso, sob decisão da juíza Maria Ester Fontan Cavalcanti Manso, o shopping poderá voltar a cobrar o valor de estacionamento.
Decisão foi publicada em consulta pública no site do Tribunal de Justiça do Estado.
A empresa entrou com uma ação, alegando que a Lei de isenção da taxa de estacionamento, aprovada no último dia 19, seria inconstitucional, já que o estabelecimento se trata de local privado. Com isso, segundo a defesa, há uma intervenção do Estado, no desenvolvimento de atividade econômica de propriedade privada.
De acordo com a decisão, o entendimento da juíza é de que há intervenção do estado no setor privado, neste caso, e por isso, a Lei Municipal nº 6.621/2017 é inconstitucional.
O resultado disso é que o Parque Shopping poderá cobrar o estacionamento a seus clientes conforme sua conveniência. A determinação proíbe também que o Procon entre com qualquer ação de penalidade contra o shopping, em caso de descumprimento da lei. No entanto, as autuações aos demais estabelecimentos continuam vigentes, bem como a própria legislação.
Ao ser procurada para saber o posicionamento, a Assessoria de Comunicação do Procon afirmou que o órgão já solicitou à Procuradoria Geral do Estado para que recorra da decisão.
Em contato com a redação do 7 Segundos, a assessoria de imprensa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) esclarece que o Judiciário já iniciou a tutela do direito constitucional que dá autonomia aos empreendimentos em cobrar pelo uso do estacionamento.
Confira a nota na íntegra:
"A Abrasce esclarece que o Poder Judiciário já iniciou, por meio de decisões liminares, a tutela do direito constitucional de propriedade legítimo dos shoppings, que dá autonomia aos empreendimentos para cobrar pelo uso do estacionamento sem quaisquer restrições. A associação reitera que confia na justiça alagoana para reestabelecer os direitos violados dos empreendimentos”.
Veja também
Últimas notícias
Vizinho é preso em flagrante após invadir casa e abusar de crianças sozinhas em Rio Largo
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
