Litoral

Praias do litoral alagoano apresentam 12 trechos impróprios para banho de mar

Documento produzido pelo laboratório do IMA indica as condições de 63 pontos da costa alagoana

Por 7 Segundos com IMA 28/04/2017 14h02
Praias do litoral alagoano apresentam 12 trechos impróprios para banho de mar
Praias do Litoral Sul de Alagoas são as melhores paras banho - Foto: Assessoria

Doze trechos de praias estão impróprios para banho em Alagoas. A informação consta no relatório de balneabilidade divulgado nessa sexta-feira (28), pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). Ao todo, 63 trechos foram avaliados pelo órgão ambiental.

De acordo com o IMA, no Litoral Sul, dos 21 trechos monitorados, três estão impróprios: dois no Rio Niquim e um no Rio São Francisco. Entre as praias próprias, há Pontal do Coruripe, Duas Barras, Gunga, Feliz Deserto e Piaçabuçu.

Em Maceió, entre os bairros do Pontal e Ipioca são acompanhados outros 20 trechos, seis deles estão considerados impróprios e estão localizados na Praia da Avenida, Jatiuca, Cruz das Almas e na foz do Rio Pratagy. As praias de Guaxuma, Garça Torta e Ipioca estão entre as mais indicadas para banho.

Já no Litoral Norte, dos 22 pontos onde são feitas as coletas, entre os municípios de Paripueira e Maragogi, apenas três trechos estão classificados como impróprios: Rio Tatumunha e fozes dos rios Salgado e Persinunga, em Maragogi.

Para um trecho ser considerado impróprio, a amostra deve apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL de água. 

O IMA recomenda que os banhistas evitem entra no mar em um dos trechos notificados ou quando houver a ocorrência de chuvas, visto que, durante este período é maior a probabilidade de contaminação por matéria de origem fecal e, consequentemente, o risco de se contrair doenças infecciosas.