Praias do litoral alagoano apresentam 12 trechos impróprios para banho de mar
Documento produzido pelo laboratório do IMA indica as condições de 63 pontos da costa alagoana
Doze trechos de praias estão impróprios para banho em Alagoas. A informação consta no relatório de balneabilidade divulgado nessa sexta-feira (28), pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). Ao todo, 63 trechos foram avaliados pelo órgão ambiental.
De acordo com o IMA, no Litoral Sul, dos 21 trechos monitorados, três estão impróprios: dois no Rio Niquim e um no Rio São Francisco. Entre as praias próprias, há Pontal do Coruripe, Duas Barras, Gunga, Feliz Deserto e Piaçabuçu.
Em Maceió, entre os bairros do Pontal e Ipioca são acompanhados outros 20 trechos, seis deles estão considerados impróprios e estão localizados na Praia da Avenida, Jatiuca, Cruz das Almas e na foz do Rio Pratagy. As praias de Guaxuma, Garça Torta e Ipioca estão entre as mais indicadas para banho.
Já no Litoral Norte, dos 22 pontos onde são feitas as coletas, entre os municípios de Paripueira e Maragogi, apenas três trechos estão classificados como impróprios: Rio Tatumunha e fozes dos rios Salgado e Persinunga, em Maragogi.
Para um trecho ser considerado impróprio, a amostra deve apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL de água.
O IMA recomenda que os banhistas evitem entra no mar em um dos trechos notificados ou quando houver a ocorrência de chuvas, visto que, durante este período é maior a probabilidade de contaminação por matéria de origem fecal e, consequentemente, o risco de se contrair doenças infecciosas.