Justiça

TSE cassa mandato de deputado estadual por abuso de poder econômico

O parlamentar deve ser afastado do cargo na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE). Nesse tempo, quem assume a cadeira é o ex-vereador por Maceió, Chico Holanda (PP).

Por 7 Segundos com assessoria 16/05/2017 17h05
TSE cassa mandato de deputado estadual por abuso de poder econômico
Pastor João Luiz - Foto: Assessoria

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Napoleão Nunes Maia Filho, abriu Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) para cassar o diploma do deputado estadual Pastor João Luiz (PSC) na última segunda-feira (15).

 O parlamentar é acusado de abuso dos meios de comunicação e de poder econômico, utilizando a estrutura da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) para se eleger. Se as acusações forem provadas João Luiz se tornará inelegível por oito anos.

Para se defender,o deputado entrou com uma ação no TSE depois que o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) decidiu pela sua condenação.

O ministro Napoleão Nunes disse que há  provas relevante do caso. Uma delas demonstra os apoios dados por pastores dentro dos templos religiosos a João Luiz. Além de shows realizados por um conhecido cantor gospel o que mostrou um favorecimento eleitoral ao candidato.