Luciano Barbosa ressalta importância da permanência dos jovens na escola

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Educação (Seduc), Luciano Barbosa, entregaram, nesta quarta-feira (17), a conclusão das obras de reforma e expansão da Escola Estadual Monsenhor Machado, localizada em Viçosa. O secretário ressaltou que as obras visam atender às necessidades dos estudantes e evitar a evasão escolar.
“A escola recebeu uma nova pintura, uma nova fiação elétrica, aparelhos de ar condicionado, laboratórios de Matemática, Física, Química, Biologia, entre outros, para melhorar o ensino. Eu gostaria de fazer um único pedido a vocês: não abandonem a escola, curtam esta fase da vida estudando. O ensino médio só tem três anos, não há motivo para vocês abandonarem os estudos”, afirma o titular da pasta estadual da Educação.
Com a reforma, a escola ganhou mais nove salas, onde seis são laboratórios e três são salas de aula. Todas foram climatizadas e reparos estruturais foram realizados no intuito de favorecer o aprendizado dos estudantes.
O diretor Fábio Barbosa explica que os reparos são de extrema importância para a comunidade escolar.
“Nossa escola já desejava essa reforma há muito tempo. Em outros governos, só havia promessas, mas, agora, com o governador Renan Filho e com o secretário Luciano Barbosa, elas finalmente saíram do papel, e foram para a prática”, informa Fábio.
Para a estudante Diele Vicente da Silva, o ambiente melhorou 100% com a entrega das melhorias. “O local está maravilhoso e contribuirá ainda mais para o nosso aprendizado. Antes, devido ao calor, saíamos da sala para nos refrescar um pouco. Hoje, com os condicionadores de ar, não precisamos mais. Os laboratórios também ajudam muito, pois proporcionam as aulas práticas”, conta Diele.
Leonice da Silva, aluna da 3ª série do ensino médio, também reconhece as melhorias. “A escola estava muito feia, mas, agora, está tudo lindo. O que eu mais gostei foram dos laboratórios. Com eles, nós podemos aprender mais”, relata.
Quadra
Durante a entrega das obras, o secretário Luciano Barbosa informou ainda que as obras para a construção da quadra poliesportiva já foram licitadas e aprovadas pelo governador Renan Filho.
“A ordem do governador é simples: onde houver um espaço adequado na escola ou próximo dela vamos construir uma quadra poliesportiva. O esporte é integrador e inclui os alunos em uma atividade saudável, que exercita o corpo e a mente”, afirma Barbosa.
Sustentabilidade
A Escola Monsenhor Machado também chama a atenção pelo trabalho com a sustentabilidade desenvolvido com os seus estudantes. A ideia partiu de um projeto da disciplina de Matemática, onde os alunos tiveram que confeccionar lixeiras com garrafões de água.
Segundo o idealizador do projeto, o professor Márcio Miguel de Oliveira, o projeto visa incentivar e habituar os jovens a respeitarem o meio ambiente.
“O projeto surgiu há três anos, e quisemos intercalar a Matemática, por meio da geometria espacial, com o meio ambiente. A cada cinco metros, um lixeiro foi posto na escola, para manter o local sempre limpo”, conta Oliveira.
O professor informa ainda que um novo projeto está a caminho, onde os estudantes farão canteiros decorativos, a partir de pneus inutilizados.
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
