Na reta final da campanha, apenas 45,9% dos alagoanos se vacinaram contra a gripe
Vacina está disponibilizada em 28 unidades de saúde, além de postos volantes da capital
A uma semana do término da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, um balanço do Ministério da Saúde divulgado na última quarta-feira (17), mostrou que apenas 314.538 mil dos alagoanos procuraram os postos de saúde e se vacinaram contra a gripe. O número representa 45,95% do público-alvo, formado por 684.523 mil pessoas. Segundo a Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau), a meta até o dia 26 de maio, fim da campanha, é imunizar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários, o que equivale a 684.523 pessoas, estipulado pelo Ministério da Saúde.
Em Alagoas, a Sesau confirma que, de janeiro até o mês de maio, houve dois casos suspeitos de Influenza e outros nove foram descartados. “Nossa meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários, garantindo uma cobertura vacinal satisfatória, como a de 2016, que alcançou 96%. Com isso, atingiremos o objetivo da campanha, de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza nessa população, que apresenta um quadro de maior suscetibilidade à doença”, afirma a gerente de Imunizações da SMS, Eunice Amorim.
Quem pode tomar a vacina
A campanha tem como público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas com até 45 dias pós parto, trabalhadores da saúde, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (na faixa etária dos 3 aos 59 anos, mediante apresentação de comprovação médica) e professores das redes pública e privada.
Gripe
Causada pelo vírus Influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório e por mais que não seja considerada uma doença grave, pode levar à morte, sobretudo quando aparece associada a outras complicações mais graves, como traqueobronquite ou pneumonia, esta responsável por um grande número de internações hospitalares no país. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38 graus, seguida de dores musculares, de garganta e de cabeça e tosse seca. A febre é o principal sintoma e dura em torno de três dias.
Veja também
Últimas notícias
Fim de semana tem predomínio de sol, mas baixa umidade relativa do ar preocupa
Casa da Mulher Alagoana registra aumento de atendimentos e amplia proteção às vítimas
Jovem com câncer de testículo assistência oncológica no Hospital Metropolitano
Iluminação de Natal no Parque Massay-ó-k encanta maceioenses e turistas
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
[Vídeo] ALE discute projeto que autoriza parada fora do ponto em transportes intermunicipais
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
