Na reta final da campanha, apenas 45,9% dos alagoanos se vacinaram contra a gripe
Vacina está disponibilizada em 28 unidades de saúde, além de postos volantes da capital
A uma semana do término da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, um balanço do Ministério da Saúde divulgado na última quarta-feira (17), mostrou que apenas 314.538 mil dos alagoanos procuraram os postos de saúde e se vacinaram contra a gripe. O número representa 45,95% do público-alvo, formado por 684.523 mil pessoas. Segundo a Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau), a meta até o dia 26 de maio, fim da campanha, é imunizar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários, o que equivale a 684.523 pessoas, estipulado pelo Ministério da Saúde.
Em Alagoas, a Sesau confirma que, de janeiro até o mês de maio, houve dois casos suspeitos de Influenza e outros nove foram descartados. “Nossa meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários, garantindo uma cobertura vacinal satisfatória, como a de 2016, que alcançou 96%. Com isso, atingiremos o objetivo da campanha, de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza nessa população, que apresenta um quadro de maior suscetibilidade à doença”, afirma a gerente de Imunizações da SMS, Eunice Amorim.
Quem pode tomar a vacina
A campanha tem como público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas com até 45 dias pós parto, trabalhadores da saúde, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (na faixa etária dos 3 aos 59 anos, mediante apresentação de comprovação médica) e professores das redes pública e privada.
Gripe
Causada pelo vírus Influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório e por mais que não seja considerada uma doença grave, pode levar à morte, sobretudo quando aparece associada a outras complicações mais graves, como traqueobronquite ou pneumonia, esta responsável por um grande número de internações hospitalares no país. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38 graus, seguida de dores musculares, de garganta e de cabeça e tosse seca. A febre é o principal sintoma e dura em torno de três dias.
Veja também
Últimas notícias
Vídeo mostra médica saindo do carro e atirando contra ex-marido em Arapiraca
Homem é preso após tentar impedir mulher de sair de casa trancando-a no banheiro em Arapiraca
Dois irmãos são presos por estupro coletivo contra uma adolescente em Maceió
Homem tenta fugir de assalto, é baleado e tem moto roubada em Arapiraca
Cavalo atropela e deixa menina de 9 anos em estado grave em Matriz de Camaragibe
Ex-mulher diz que matou médico após ele violar medida protetiva e relata abusos à filha do casal
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
