Saúde

Na reta final da campanha, apenas 45,9% dos alagoanos se vacinaram contra a gripe

Vacina está disponibilizada em 28 unidades de saúde, além de postos volantes da capital

Por 7 Segundos - Maceió com Informações Portal Saúde 19/05/2017 12h12
Na reta final da campanha, apenas 45,9% dos alagoanos se vacinaram contra a gripe
Campanha de vacinação contra gripe termina dia 26 - Foto: Divulgação

A uma semana do término da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, um balanço do Ministério da Saúde divulgado na última quarta-feira (17), mostrou que apenas 314.538 mil dos alagoanos procuraram os postos de saúde e se vacinaram contra a gripe. O número representa 45,95% do público-alvo, formado por 684.523 mil pessoas. Segundo a Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau), a meta até o dia 26 de maio, fim da campanha, é imunizar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários, o que equivale a 684.523 pessoas, estipulado pelo Ministério da Saúde.

Em Alagoas, a Sesau confirma que, de janeiro até o mês de maio, houve dois casos suspeitos de Influenza e outros nove foram descartados. “Nossa meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários, garantindo uma cobertura vacinal satisfatória, como a de 2016, que alcançou 96%. Com isso, atingiremos o objetivo da campanha, de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza nessa população, que apresenta um quadro de maior suscetibilidade à doença”, afirma a gerente de Imunizações da SMS, Eunice Amorim.

Quem pode tomar a vacina

A campanha tem como público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas com até 45 dias pós parto, trabalhadores da saúde, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (na faixa etária dos 3 aos 59 anos, mediante apresentação de comprovação médica) e professores das redes pública e privada. 

Gripe

Causada pelo vírus Influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório e por mais que não seja considerada uma doença grave, pode levar à morte, sobretudo quando aparece associada a outras complicações mais graves, como traqueobronquite ou pneumonia, esta responsável por um grande número de internações hospitalares no país. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38 graus, seguida de dores musculares, de garganta e de cabeça e tosse seca. A febre é o principal sintoma e dura em torno de três dias.