'Impeachment não traz solução', diz Renan Calheiros
BRASÍLIA - O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), classificou nesta segunda-feira, 22, como equivocada a decisão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de apresentar um pedido de impeachment do presidente Michel Temer. "O impeachment não traz consigo solução para crise. Pior, pode agravá-la. Falo isso com a responsabilidade de quem conduziu o processo anterior", considerou o peemedebista, fazendo referência à cassação do mandato da ex-presidente Dilma Rousseff no ano passado.
Em vídeo de meio minuto publicado nas redes sociais, o líder do partido de Temer defendeu que a única opção ponderável neste momento seria "construir uma saída na Constituição que garanta eleições gerais em 2018 e a Assembleia Nacional Constituinte". Ele disse ainda que Temer "compreenderá o seu papel e ajudará na construção de uma saída". Ele não mencionou, entretanto, o teor das denúncias contra Temer.
No último sábado, 20, Renan falou pela primeira vez sobre a crise que se abateu no governo. O parlamentar alagoano classificou o cenário atual como "pedagógico" e disse que as dificuldades atuais não podem "comprometer os esforços para superar nossos problemas". O posicionamento do peemedebista ainda é visto como dúbio. Nas últimas semanas, ele vinha se distanciando de Temer e intensificando as críticas contra as medidas econômicas defendidas pelo governo.
Nesta segunda, o presidente da OAB, Cláudio Lamachia, anunciou que deve protocolar até quinta-feira, 25, na Câmara dos Deputados o pedido de processo de impeachment de Temer. A acusação será de prevaricação, o que caracterizaria o crime de responsabilidade. Lamachia avaliou que todo o teor da conversa entre o presidente e o executivo Joesley Batista, da JBS, é "gravíssimo".
Renan está em Brasília, porém a assessoria de imprensa não divulgou a sua agenda oficial para os próximos dias. Também não está prevista nenhuma reunião da bancada.
Últimas notícias
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
