Cidades

Bocas de lobo entupidas impedem escoamento de água e causam alagamentos em Maceió

Em diversos pontos da capital, as bocas de lobo estão praticamente entupidas de lixo

Por 7 Segundos Maceió 24/05/2017 14h02
Bocas de lobo entupidas impedem escoamento de água e causam alagamentos em Maceió
Deslizamentos e pontos de alagamentos são registrados em Maceió - Foto: Cortesia

Ruas alagadas, trânsito congestionado e veículos encobertos pela água. Esse é o cenário de Maceió após as fortes chuvas que caíram durante a madrugada e a manhã desta quarta-feira (24). O problema se alastra ainda mais pelo fato de que os bueiros estão entupidos de lixo e dificultam o escoamento da água. A calamidade poderia ser evitada, caso os órgãos públicos se empenhassem para realizar manutenção frequente e realizar ações de conscientização da população. 

Na parte baixa de Maceió, as bocas de lobo presentes deixaram de ter utilidade e estão completamente entupidas por folhas de árvores, garrafas pets, panfletos e lixo. O trabalho de limpeza na região é frequente, mas os problemas não deixam de existir. Internautas enviaram para o portal 7 Segundos, na manhã de hoje, imagens e vídeos de diversos pontos de alagamentos e de congestionamento na capital.

Os motoristas que transitavam pela Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros, a antiga Amélia Rosa, no bairro da Jatiúca, em Maceió, tiveram que ter paciência e muito cuidado para trafegar, visto que a via estava tomada por água. Já na Avenida Gustavo Paiva, nas proximidades do Maceió Shopping, o trânsito ficou totalmente congestionado e os pedestres enfrentaram dificuldades para transitar na localidade. 

Internautas não perdoam

Um vídeo institucional da Prefeitura de Maceió, veiculado na Rede Globo, no qual a equipe de marketing da prefeitura propaga obras de infraestrutura realizadas pelo atual prefeito Rui Palmeira, em Maceió, está sendo motivos de chacotas e críticas dos maceionses. 

Nesta madrugada, os internautas não perderam tempo, editaram o vídeo com uma sonora parecida com a da propaganda institucional, adicionaram imagens dos  diversos pontos de alagamentos e compartilharam em diversos grupos de WhatsApp e nas redes sociais. 

Veja o vídeo abaixo

A prefeitura

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), informou que está trabalhando nas ruas com o objetivo de minimizar os alagamentos nas partes alta e baixa da cidade.  De acordo com o secretário de Infraestrutura, Ib Brêda, as equipes estão identificando pontos com alagamentos e agindo durante toda a semana para diminuir os transtornos.

Entre os locais que sofriam com alagamentos e precisaram de reconstrução de galerias está o entorno da Praça Lions, na Pajuçara.  As equipes do órgão trabalharam no local na segunda (22) e terça-feira (23). Além da desobstrução realizada com caminhão nos bueiros, foi feita a substituição dos tubos antigos da galeria por novos tubos PEAD.

Nesta quarta-feira (24), um dos caminhões da Seminfra está atendendo o bairro Benedito Bentes e outra equipe está empenhada em solucionar alagamentos em Jaraguá. Na região próximo ao Cais do Porto, as equipes trabalharam desde o início da semana e continuam com os serviços até conseguir minimizar o alagamento na região.

A Avenida Dr. Antônio Gomes de Barros é outro ponto que sofre com alagamentos. As galerias e poços de visitas do local sofrem com entupimentos causados pelas raízes das árvores dificultando o trabalho de desobstrução. Segundo o secretário-adjunto de Infraestrutura, Boleado Júnior, que acompanhou os trabalhos técnicos, a ação na Amélia Rosa requer muito cuidado.