Chuvas devem ficar dentro da normalidade no próximo trimestre

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizou na última quinta-feira (25) a II Reunião de Análise e Previsão Climática para o setor Leste do Nordeste. A pauta principal dos debates foi voltada para traçar um prognóstico da previsão do tempo para os próximos três meses.
Os trabalhos contaram com a participação dos Centros Estaduais de Meteorologia da Região Nordeste, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (FAEAL), no bairro de Jaraguá em Maceió.
Ao fim das atividades, o meteorologista da Sala de Alerta da Semarh informou que no próximo trimestre, entre os meses de junho, julho e agosto, Alagoas terá chuvas dentro ou abaixo da normalidade.
Ainda neste período, segundo o resultado da reunião, é importante ressaltar a possibilidade de ocorrer dez dias consecutivos sem chuva, além de chuvas moderada a forte, concentradas em poucas horas nos próximos três meses.
Essa situação ocorre na região Nordeste devido à permanência de temperatura ao longo da costa do Oceano Pacífico Sul. O oceano Atlântico Tropical manteve a condição de leve de aquecimento nos dois hemisférios. Essas condições mantiveram a zona de convergência intertropical mais ao norte de sua posição climatológica, e já sem influência no regime de chuvas do Leste do Nordeste do Brasil.
Esse Boletim será atualizado na próxima Reunião de Análise e Previsão Climática que se realizará em Salvador, na Bahia, na segunda quinzena de junho deste ano.
Veja também
Últimas notícias

Fogo atinge carroceria de caminhão em Rio Largo e mobiliza Corpo de Bombeiros

Estado de Alagoas registra, junto com RJ, o menor crescimento populacional do país

Homem é flagrado com pinos de cocaína em bar de Porto Calvo

Na Ilha do Ferro, FPI do Rio São Francisco constata melhoria na qualidade da água para consumo humano

Influenciador Hytalo Santos e marido são transferidos para a Paraíba

Alagoas registra mais de três mil empregos com carteira assinada em julho
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
