Parte do teto do Labmar desaba em função das chuvas neste domingo
Parte do teto dos Laboratórios Integrados de Ciências do Mar e Naturais (Labmar), que fica na rua Aristeu de Andrade, 452, Farol, desabou neste domingo em função das fortes chuvas que caíram em Alagoas nos últimos dias. A equipe da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) respondeu prontamente ao chamado para evitar perdas maiores, tanto no Labmar como no Laboratório de DNA Forense, que fica no mesmo prédio.
Por volta de 9 h da manhã deste domingo (28), os engenheiros da Ufal, Diogo Ferraz e Diogo Henrique, foram ao local para verificar situação. "Chegando ao local já estavam quatro funcionários da Fundação Universitária para o Desenvolvimento do Ensino e da Pesquisa (Fundepes), inclusive o presidente da Fundação, professor Gabriel Soares Bádue, que ajudaram a remover os arquivos para um local seguro", relatou o engenheiro Diogo Ferraz.
A Sinfra vai analisar os motivos da queda, mas já foi constatado que houve sobrecarga ocasionada pelas águas da chuva. "A água infiltrou pela coberta e se acumulou no forro de PVC, que estava fixado aos elementos de madeira da coberta. O fato da água ter se acumulado fez com que a carga em uma das vigas de madeira se elevasse, acarretando a queda de parte da coberta", informou o engenheiro da Ufal.
Ainda no domingo pela manhã, foi feito o isolamento e limpeza das duas salas onde parte da coberta desabou, também foi reforçada provisoriamente uma outra viga de madeira que estava apresentando algumas fissuras. A parte elétrica foi verificada e foi autorizado o desligamento da energia do prédio. "A equipe que foi até o local garantiu não haver prejuízo com o desligamento da energia, visto que o laboratório de DNA possui gerador próprio e as demais instalações do laboratório não seriam prejudicadas de nenhuma maneira", destacou Diogo Ferraz.
Os reparos devem continuar durante a semana. A reitoria Valéria Correia foi informada da ocorrência e solicitou todas que todas as providências fossem tomadas. "Essa situação dos laboratórios na rua Aristeu de Andrade agravou-se em função das fortes chuvas, mas a verdade é que vários problemas estruturais foram constatados desde as gestões anteriores e estamos buscando as formas de resolvê-los", ressaltou a reitora da Ufal.
Quanto as vias do campus A. C. Simões, que ficaram interditadas durante a semana passada por conta dos alagamentos, também já estão liberadas para a passagem de veículos. A equipe da Sinfra está fazendo o levantamento da situação nos prédios para providenciar os reparos necessários. Nesta segunda-feira (29) o tempo amanheceu nublado, mas ainda tem previsão de chuvas para essa semana.
Veja também
Últimas notícias
Óleo na pista deixa trânsito lento e provoca acidentes na Avenida Pierre Chalita
Polícia conclui investigação sobre morte de policiais dentro de viatura no Sertão de AL
Colisão entre caminhão e carro deixa homem ferido no município de Satuba
Líder do Governo, Marcelo Palmeira destaca São João Massayó como motor do turismo, cultura e economia de Maceió
Homem de 68 anos é preso em flagrante por estuprar cachorro no DF
Confira os números da Lotofácil 3712 sorteados nesta terça (16/6)
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
