Encontro discute violência sexual com jovens do Cras Denisson Menezes
O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Denisson Menezes, equipamento social da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), encerrou o mês de maio com uma roda de conversa e apresentação teatral as atividades relativas ao combate à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes.
A ação reuniu os usuários que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do equipamento social. A atividade de encerramento da Campanha contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes contou com a participação de outras unidades da Semas, como o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Santa Lúcia e o grupo de teatro do Serviço de Convivência do Cras Selma Bandeira.
“A ação que foi realizada em parceria com outras unidades da Semas e marcou o encerramento das atividades alusivas ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, já que os casos dos crimes de exploração e abuso sexual devem ser denunciados”, diz a coordenadora do Cras Denisson Menezes, Isaura Nébia.
O Dia Nacional e Municipal de Combate à Exploração e ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado em 18 de maio. Durante todo o mês os equipamentos sociais da Semas, a exemplo dos Cras e Creas, bem como os Conselhos Tutelares das dez regiões administrativas de Maceió chamaram a atenção da sociedade para as denúncias desses crimes através do Disque 100.
Além do Disque 100, os dez Conselhos Tutelares de Maceió, O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente podem receber denúncias de exploração e abuso sexual contra meninos e meninas.
A violência sexual é um crime e consiste no abuso de poder cometido pelo adulto, quando usa a criança ou o adolescente para se satisfazer sexualmente, induzindo ou forçando a práticas sexuais, com ou sem o uso de força física.
O Estatuto da Criança e do Adolescente caracteriza a exploração sexual como um tipo de violência que possui fins comerciais, tendo como intermédio um aliciador, ou seja, aquela pessoa que lucra com a venda do sexo com meninos e meninas. O abuso sexual não envolve a relação comercial e é praticado por adultos que são próximos da criança e do adolescente, como parentes, padrasto e madrasta.
O Cras Denisson Menezes fica na Avenida Alice Caroline, número 43, Vila Olímpica Lawthaney Perdigão, no Conjunto Residencial Village Campestre II, bairro Cidade Universitária. Telefone: (82) 3342-3212.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
