Saúde

Encontro discute violência sexual com jovens do Cras Denisson Menezes

Por Secom Maceió 31/05/2017 22h10
Encontro discute violência sexual com jovens do Cras Denisson Menezes
Cras Denisson Menezes combate exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes - Foto: Secom/Maceió

O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Denisson Menezes, equipamento social da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), encerrou o mês de maio com uma roda de conversa e apresentação teatral as atividades relativas ao combate à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes.

A ação reuniu os usuários que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do equipamento social. A atividade de encerramento da Campanha contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes contou com a participação de outras unidades da Semas, como o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Santa Lúcia e o grupo de teatro do Serviço de Convivência do Cras Selma Bandeira.

“A ação que foi realizada em parceria com outras unidades da Semas e marcou o encerramento das atividades alusivas ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, já que os casos dos crimes de exploração e abuso sexual devem ser denunciados”, diz a coordenadora do Cras Denisson Menezes, Isaura Nébia.

O Dia Nacional e Municipal de Combate à Exploração e ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado em 18 de maio. Durante todo o mês os equipamentos sociais da Semas, a exemplo dos Cras e Creas, bem como os Conselhos Tutelares das dez regiões administrativas de Maceió chamaram a atenção da sociedade para as denúncias desses crimes através do Disque 100.

Além do Disque 100, os dez Conselhos Tutelares de Maceió, O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente podem receber denúncias de exploração e abuso sexual contra meninos e meninas.

A violência sexual é um crime e consiste no abuso de poder cometido pelo adulto, quando usa a criança ou o adolescente para se satisfazer sexualmente, induzindo ou forçando a práticas sexuais, com ou sem o uso de força física.

O Estatuto da Criança e do Adolescente caracteriza a exploração sexual como um tipo de violência que possui fins comerciais, tendo como intermédio um aliciador, ou seja, aquela pessoa que lucra com a venda do sexo com meninos e meninas. O abuso sexual não envolve a relação comercial e é praticado por adultos que são próximos da criança e do adolescente, como parentes, padrasto e madrasta.

O Cras Denisson Menezes fica na Avenida Alice Caroline, número 43, Vila Olímpica Lawthaney Perdigão, no Conjunto Residencial Village Campestre II, bairro Cidade Universitária. Telefone: (82) 3342-3212.