CCJ está há duas semanas sem analisar matérias por conta de obstrução do governo
Em decorrência da obstrução feita pelos partidos da base do governo à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 277/2016 – PEC da Eleição Direta -, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados está há duas semanas sem apreciar e aprovar qualquer matéria – requerimento, projetos de lei ou PECs.
Nesta terça-feira, 06, a reunião começou com quase duas horas de atraso – estava com iniciou previsto para as 14h30 e só começou de fato às 16H25, após o presidente do colegiado, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG) anunciar uma sessão exclusiva para discussão da PEC das Diretas, no próximo dia 13, e propor à base governista retirar a obstrução para que pudesse ser apreciada a pauta da reunião ordinária desta terça, composta por 88 itens.
Inversão de pauta
O grupo levou outros 40 minutos só discutindo a possibilidade de inversão de pauta – ou seja, mudar os itens como estavam programados, e estabelecendo uma nova tabela de 12 itens, definidos dentro de um acordo entre membros da Comissão.
O primeiro item seria o Projeto de Lei 528//2015, do deputado Assis do Couto (PDT-PR), que trata da questão dos caminheiros brasileiros - cria a Política de Preços Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas. Relator é o deputado Valternir Pereira.
Os partidos que se posicionaram contrários à manutenção da pauta (e pela inversão dos debates) foram: PT, PSB, PCdoB, PPS, PRB, PDT e Psol. Os que defenderam a pauta anteriormente marcada foram o Solidariedade (SD) e o Podemos (Pode – ex-PTN). O PMDB, PP, DEM e liderança do governo mantiveram obstrução à reunião.
Sem votação
O presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco, se queixou que, há cerca de duas semanas, a PEC das Diretas vem monopolizando os debates e impedindo a votação de outras propostas. Isso porque, enquanto não houver uma data para votar a PEC, a oposição anunciou que continuará obstruindo as votações no colegiado.
“Não há razão para deixarmos de analisar tantos itens importantes por causa dessa proposta”, reclamou Pacheco
Ele chegou a pedir a compreensão da base do governo. “A base do governo poderá, na terça-feira, optar por fazer obstrução, procedimento que é legítimo”, propões.
Antes mesmo de concluir a votação, e sem uma definição, a reunião teve que ser encerrada, devido o início da ordem do Dia no Plenário da Câmara.
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
