Governo irá devolver recursos liberados para assistência às vítimas das chuvas
Ministério Público quer punir os gestores que agiram de má-fé na contagem de vítimas
A Defesa Civil Estadual e a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) anunciaram nesta quinta-feira (08), em entrevista coletiva realizada no Palácio República dos Palmares, a queda no número de pessoas desalojadas e desabrigadas em decorrência das chuvas registradas no Estado no final de maio, e a devolução de recursos liberados pelo Governo Federal para assistência emergencial às vítimas.
No novo panorama, segundo a Defesa Civil, em Alagoas existem no momento 1.46 desabrigados e desalojados em decorrências das chuvas, sendo 998 desabrigadas e 348 desalojadas. Sendo que no primeiro instante, foram contabilizados 39.150 mil vítimas. O órgão alega que trabalhou com a pior das hipóteses.
“Nós estávamos preparados para um agravamento das chuvas, então, antes mesmo que a água chegasse a atingir a população ribeirinha, nós emitimos alertas aos municípios e solicitamos a retirada das pessoas das áreas de risco. Convidamos o Ministério Público Estadual para acompanhar a verificação nos 31 municípios atingidos e atualizamos os números. Com a redução no volume das chuvas, um grande número de famílias já retornou para suas residências”, explicou o major Moisés Melo.
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeito Hugo Wanderley, informou que o alto número de famílias desabrigadas e desalojadas no primeiro momento foi resultado das ações preventivas coordenadas pelos órgãos estaduais.
“Uma semana antes das chuvas, o governador Renan Filho alertou os prefeitos de que poderia ocorrer um desastre. Os prefeitos receberam os alertas da Defesa Civil com antecedência e retiraram milhares de famílias de áreas de risco antes que o pior ocorresse. Não podíamos esperar as casas desabarem sobre essas famílias para começar a agir”, disse Wanderley.
O secretário de Estado da Comunicação, Ênio Lins, que representou o governador Renan Filho na entrevista coletiva desta quinta-feira, reafirmou a intenção do Governo do Estado em devolver os recursos federais que não forem utilizados.
“Todos os alimentos, cestas básicas, água, produtos de limpeza e higiene distribuídos durante os momentos críticos das enchentes foram produto de arrecadação voluntária, de aquisições do Governo e entidades parceiras. O governador Renan Filho determinou que qualquer gasto de recursos federais acontecesse rigorosamente dentro da lei e nosso objetivo é devolver os recursos liberados para assistência emergencial”, afirmou Lins.
Últimas notícias
Operador de turismo é proibido de fazer passeios em Maragogi sem autorização
'Wannabe', das Spice Girls, faz 30 anos; clipe parece plano-sequência, mas tem corte escondido
Jovem é flagrado com cocaína e comprimidos durante abordagem em Arapiraca
Polícia Civil investiga homicídio de homem no Tabuleiro dos Martins, em Maceió
Idoso é atropelado por motocicleta em avenida na parte alta de Maceió
Morto em acidente envolvendo carro da Equatorial atuava como árbitro de Futebol Society
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
