Governo irá devolver recursos liberados para assistência às vítimas das chuvas
Ministério Público quer punir os gestores que agiram de má-fé na contagem de vítimas

A Defesa Civil Estadual e a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) anunciaram nesta quinta-feira (08), em entrevista coletiva realizada no Palácio República dos Palmares, a queda no número de pessoas desalojadas e desabrigadas em decorrência das chuvas registradas no Estado no final de maio, e a devolução de recursos liberados pelo Governo Federal para assistência emergencial às vítimas.
No novo panorama, segundo a Defesa Civil, em Alagoas existem no momento 1.46 desabrigados e desalojados em decorrências das chuvas, sendo 998 desabrigadas e 348 desalojadas. Sendo que no primeiro instante, foram contabilizados 39.150 mil vítimas. O órgão alega que trabalhou com a pior das hipóteses.
“Nós estávamos preparados para um agravamento das chuvas, então, antes mesmo que a água chegasse a atingir a população ribeirinha, nós emitimos alertas aos municípios e solicitamos a retirada das pessoas das áreas de risco. Convidamos o Ministério Público Estadual para acompanhar a verificação nos 31 municípios atingidos e atualizamos os números. Com a redução no volume das chuvas, um grande número de famílias já retornou para suas residências”, explicou o major Moisés Melo.
O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeito Hugo Wanderley, informou que o alto número de famílias desabrigadas e desalojadas no primeiro momento foi resultado das ações preventivas coordenadas pelos órgãos estaduais.
“Uma semana antes das chuvas, o governador Renan Filho alertou os prefeitos de que poderia ocorrer um desastre. Os prefeitos receberam os alertas da Defesa Civil com antecedência e retiraram milhares de famílias de áreas de risco antes que o pior ocorresse. Não podíamos esperar as casas desabarem sobre essas famílias para começar a agir”, disse Wanderley.
O secretário de Estado da Comunicação, Ênio Lins, que representou o governador Renan Filho na entrevista coletiva desta quinta-feira, reafirmou a intenção do Governo do Estado em devolver os recursos federais que não forem utilizados.
“Todos os alimentos, cestas básicas, água, produtos de limpeza e higiene distribuídos durante os momentos críticos das enchentes foram produto de arrecadação voluntária, de aquisições do Governo e entidades parceiras. O governador Renan Filho determinou que qualquer gasto de recursos federais acontecesse rigorosamente dentro da lei e nosso objetivo é devolver os recursos liberados para assistência emergencial”, afirmou Lins.
Últimas notícias
![[Vídeo] Prefeito de Feira Grande garante avanços na educação com a repactuação e retomada de creches](https://img.7segundos.com.br/t6Kn6P7oA84iDgR9yYdtU6cP1gs=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-07-17-as-070443.png)
[Vídeo] Prefeito de Feira Grande garante avanços na educação com a repactuação e retomada de creches
![[Vídeo] Suposto líder de facção suspeito de envolvimento no desaparecimento de Kelly Kethyn é preso na Bahia](https://img.7segundos.com.br/-laUHg1kycXGc6Hr2L-KD-wKthM=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-07-17-as-065848.png)
[Vídeo] Suposto líder de facção suspeito de envolvimento no desaparecimento de Kelly Kethyn é preso na Bahia

Homem é preso após ameaçar 'beber o sangue' da ex-companheira em Arapiraca

Homem consegue fugir por mata durante cumprimento e mandado judicial em Arapiraca

Falta de profissionais impede atendimento a milhares de crianças com deficiência em Maceió

Jovem de 17 anos é vítima de estupro em Arapiraca e padrasto é preso suspeito do crime
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
