Economia

Deputado relata dificuldade no acesso a informações de recursos públicos junto a Sesau

Por 7 Segundos Maceió 22/06/2017 18h06
Deputado relata dificuldade no acesso a informações de recursos públicos junto a Sesau
Bruno Toledo recebeu o oficio enviado há seis meses, apenas na terça-feira (13) - Foto: Reprodução

O deputado Bruno Toledo (PROS) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), nesta quarta-feira (22), para reclamar da dificuldade de adquirir informações a respeito do volume de recursos adquiridos sem licitação para a aquisição de medicamentos em unidades hospitalares. Segundo o deputado, o oficio enviado há seis meses para a Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) voltou sem respostas quanto aos questionamentos.

O ofício que foi aprovado pelo plenário no dia 13 de dezembro de 2016, foi encaminhado a secretaria e deveria ter sido respondido e devolvido no prazo de 30 dias, porém, o documento só voltou a casa no último dia 13 de junho , seis meses depois de enviado.

Ao ser questionada pela falta de compromisso, a ex-secretária de Saúde, Rosangela Wyszomirska disse que não poderia responder aos questionamentos por não ser mais titular da pasta.

O deputado alegou não entender o posicionamento de Rosangela, já que a mesma havia participado recentemente de uma sessão na Assembleia para discutir sobre a prestação de contas e que na ocasião, ela respondeu tranquilamente sobre o período em que foi gestora.

Indignado com a situação, Bruno classificou a atuação da casa como banalizada já que segundo ele, o poder legislativo está sendo desrespeitado.

“Senhores deputados esse é um período de banalização no processo de nossas atribuições. A partir do momento que temos um secretária de estado que ignora os requerimentos dessa casa, fica difícil aceitar e entender como algo normal. Isso é uma anarquização das instituições publicas", reclamou.

A fim de receber as informações o parlamentar também enviou o oficio ao atual Secretário de Saúde, Christian Texeira no último dia 31 de maio, mas também não foi respondido. O deputado disse que continuará esperando e insistindo para ter acesso a informações de recursos públicos utilizados pela Sesau.

Solicitação

Foram solicitados relatórios e cópias de todos os processos administrativos que envolvessem a dispensa de licitações nos anos de 2015 e 2016 para a aquisição de insumos. No documento, os números dos processos de dispensa de licitação, assim como as cópias dos processos, volume e valores de aquisição dos referentes anos deveriam estar expressos.