Economista da XP Investimentos destaca ajuste fiscal de AL como exemplo ao Brasil
Zeina Latif cita o processo de reestruturação por que passou o AL Previdência e as regras de disciplina
O ajuste fiscal promovido pelo Governo do Estado de Alagoas foi citado em artigo escrito pela economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, como exemplo de eficiência no cenário nacional. Ela destaca o processo de reestruturação por que passou o Alagoas (AL) Previdência e as regras para impor disciplina fiscal aos três Poderes, antes restrita apenas ao Executivo.
A XP Investimentos é uma das maiores instituições financeiras do Brasil. Com mais de 15 anos no mercado, a empresa é referência em assessoria de investimentos. O artigo foi publicado na quarta-feira (13) no blog da economista no Estadão.
No artigo intitulado “Luz no fim do túnel da política?”, Zeina Latif afirma que “há políticos fazendo bom trabalho” e cita Renan Filho como referência, ao lado dos governadores do Espírito Santo e do Ceará. Ela faz uma reflexão e lança luz sobre a discussão da capacidade do País de avançar na agenda econômica nos próximos anos, para ao menos voltar a crescer em linha com o mundo e melhorar os indicadores sociais.
“Vale citar alguns exemplos de destaque. No Espírito Santo, de Paulo Hartung (PMDB), um corajoso ajuste fiscal, parcerias público-privadas em saneamento e agenda de privatizações. Em Alagoas, de Renan Filho (PMDB), a nova lei de Previdência dos funcionários públicos e regras para impor disciplina fiscal aos três Poderes, antes restrita apenas ao Executivo. No Ceará, de Camilo Santana (PT), a regra para teto de gastos e aumento de contribuição previdenciária”, citou Zeina Latif.
O presidente do AL Previdência, Roberto Moisés dos Santos, explica que o sistema previdenciário alagoano foi reestruturado na gestão de Renan Filho, quando foram criados três fundos: o Financeiro, o Previdenciário e o dos Militares. Cada poder passou a contribuir com os fundos, aliviando o tesouro estadual, antes sobrecarregado, que passou a investir e canalizar os recursos a áreas estratégicas como saúde, educação e segurança pública.
“O Poder Judiciário, o Legislativo, o Tribunal de Contas, o Ministério Público, cada um passou a fazer suas contribuições de acordo com a proporcionalidade de cada poder. Criamos também a Previdência
Complementar, que equiparou o teto dos novos concursados ao teto estabelecido pelo INSS. Podemos citar ainda medidas adotadas de recadastramento e de auditoria dos benefícios. Com tudo isso conseguimos um dos melhores ajustes fiscais do País”, explicou Roberto Moisés.
O secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, afirmou que o reconhecimento da economista Zeina Latif é muito importante porque demonstra que as mudanças implementadas pelo Governo de Alagoas permitiram a implementação de um eficiente ajuste fiscal.
“A integração de todos os poderes possibilitou que Alagoas fizesse um grande ajuste fiscal que, somado a uma excelente lei previdenciária – talvez a mais moderna do País – nos deixou à frente no cenário nacional. Isso vai permitir ao Governo de Alagoas a ter uma ótima saúde financeira e a fazer investimentos públicos importantes nunca feitos antes”, avaliou Santoro.
Veja também
Últimas notícias
Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira
Bolsonaro pede autorização para fazer fisioterapia na prisão
Rafael Brito realiza sonho de milhares de educadores e luta para transformar PIBID em lei
Incêndio em vegetação mobiliza Corpo de Bombeiros na Avenida Governador Afrânio Lages, em Maceió
Captação de órgãos no HGE eleva Alagoas a 52 registros em 2025 e beneficia quatro pacientes
Ronda no Bairro atende estrangeiros em situação de vulnerabilidade na Praia do Francês
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
