Confiança do empresário de Maceió diminui pelo segundo mês, diz Fecomércio
Pelo segundo mês consecutivo, a pesquisa do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de Maceió, em julho, se retrai, conforme levantamento do Instituto Fecomércio, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A política econômica aplicada pelo Governo Federal tem interferência nesse resultado. A redução da confiança em relação a junho corresponde a 2%. Ao longo de 12 meses (entre julho de 2017 e julho de 2016), a confiança demonstra resultado superior de 11,8%.
Para o assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Felippe Rocha, o aumento da tributação do PIS-Cofins, de energia elétrica e o anúncio de que haverá mais reajustes de preços dos combustíveis influenciam a confiança do empresário. “Essas medidas engessam a atividade e criam incertezas futuras sobre a manutenção de seus empreendimentos”, explicou.
A composição do indicador da confiança dos empresários do comércio é formada por três importantes subindicadores. O índice de confiança atual dos empresários do Comércio, o índice de expectativas do empresário do Comércio e o índice de investimentos do empresário do Comércio. O primeiro índice indica as perspectivas de vendas do comércio, da economia e da política do governo no curto prazo, apontando uma leve melhora entre julho em relação a junho de 1,6%.
Os empresários começam a ceder sua confiança sobre o futuro de médio prazo, que é um horizonte até o final do ano. Com isso, aponta a fragilidade da economia em relação a maior interferência sobre a renda das famílias e empresários, traduzida na forma de mais tributos. “Esse cenário vem gerando queda na confiança desde maio, de 2,16% em comparação ao mês de junho”, ressaltou.
Como o médio prazo é incerto, a intenção de investir também acompanha essa tendência. Em julho, a queda em relação ao mês anterior é de 4,7%, o que afeta os investimentos produtivos que movimentam cadeias de consumo e reduz as possibilidades de recontratação de trabalhadores. Foram entrevistados 189 empresários do setor em Maceió.
Últimas notícias
Considerado um dos políticos mais influentes do país, Arthur Lira recebe Prêmio Excelência Parlamentar 2025
Homem é socorrido após queda grave em shopping de Maceió
Dantas reassume governo hoje e tem agenda com ministro de Lula em Maceió
Novos semáforos na parte baixa começam a funcionar neste sábado (13)
Adolescente foge de casa e pede ajuda após ser impedida pelo marido em Penedo
Jovem acusado de estupro é preso no Sertão de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
