Segurança

Sindpol denuncia precarização do 8º Distrito Policial após visita na unidade

Por Gabriela Garrido com 7 Segundos 01/08/2017 17h05
Sindpol denuncia precarização do 8º Distrito Policial após visita na unidade
Policias estão revezando para manter a segurança do local - Foto: Reprodução

A direção do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) denunciou nesta terça-feira (01), após visita no 8º Distrito Policial, no Benedito Bentes, que a unidade está superlotada e sem condições de manter os presos. A situação foi constatada quando policiais civis informaram sobre as condições dos presos que estão sem água e energia elétrica há uma semana.

Durante uma visita realizada na unidade na tarde de hoje, o sindicato verificou que o 8° DP onde funcionava a antiga Central de Flagrantes III, está com sua estrutura e serviços precários. Desde a semana passada policiais civis do DEIC, TiGRE  estão tomando conta dos presos

Por não apresentar estrutura para manter presos, o local segundo o sindicato, oferece risco aos policiais civis, além de que o prédio fica numa localização de fácil acesso para resgate dos presos, fato já ocorrido no passado devido à falta de iluminação do local e baixo movimento de pessoas.

O Vice-Diretor Jurídico do Sindpol, Ricardo Nazário informou que a situação está caótica e que os presos nem deveriam estar no local. “ Na visita ouvimos os presos pedindo socorro nas celas e nos corredores. Embalagens de quentinhas estão espalhadas por todo canto, eles não tem água e falta luz”, relatou Ricardo.

O Sindpol atribui a superlotação, à falta de planejamento do governo com relação ao quadro da atuação da policia civil, após o fechamento da Casa de Custódia. Para manter a segurança os policias estão se revezando no local, esse paliativo no entanto, está prejudicando a assistência da polícia à sociedade, já que os civis estão sem cumprir mandados de prisão e prestar serviço aos Boletins de Ocorrência (BO).

Na visita, um advogado que foi ao encontro de um cliente sugeriu a presença dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para realizar uma vistoria nesta quarta-feira (01). Ainda essa semana, o Sindpol irá encaminhar um ofício para a Assembléia Legislativa de Alagoas (ALE) a fim de facilitar a resolução do problema, que segundo eles é temporário.