Superlotação e condições insalubres refletem à realidade da Central de Polícia

As frequentes operações policiais na Região do Agreste têm resultado no aumento do número de prisões. Porém, a falta de vagas no Sistema Prisional do Estado de Alagoas dificulta transferências para os presídios, ocasionando superlotação na Casa de Custódia e Central de Polícia Civil, em Arapiraca, principal cidade da região.
A situação na Central de Polícia é cada vez mais insustentável, uma vez que a unidade dispõe apenas de uma cela de 3 m², com capacidade para cinco presos, mas abriga uma média de 14 detidos.
Os detentos ficam amontoados na cela minúscula e a situação se agrava porque, além das pessoas presas em Arapiraca, a unidade também recebe presos de outros municípios da região, que têm cobertura da 4ª Delegacia Regional de Polícia (4ª DRP).
Localizada na Avenida Miguel Correia do Amorim, no bairro Baixão, a Central funciona num imóvel alugado e situado numa área residencial, próximo também a escolas e a uma Igreja Católica. A fragilidade do local também preocupa os vizinhos, em razão dos riscos de fugas- que já foram registradas.
Ambiente insalubre
O ambiente insalubre é uma preocupação para aqueles que estão detidos, seus familiares e os policiais que trabalharam no local. O mau cheiro é uma constante, uma vez que os presos fazem suas necessidades fisiológicas em garrafas pet e sacolas plásticas, que ficam amontoadas no entorno da sala improvisada.
No pátio interno também estão amontoados vários veículos, carros e motos, que acabam se transformando em depósitos de mosquitos, escorpiões e outros insetos.
Melhorias
Recentemente, a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) informou que o Estado tem buscado melhorar o quadro de superlotação, ampliando o número de vagas em presídios de Alagoas. No entanto, essas melhorias ainda não podem ser vistas na Central de Polícia Civil de Arapiraca.
Veja também
Últimas notícias

Rapper Hungria recebe alta de hospital em Brasília
Filmaê: jovens transformam comunicação pública em cidadania

Ministra Esther Dweck afirma que não haverá CNU em 2026

Condutor perde controle direcional do veículo e picape bate em residência em Campo Grande

Carro incendia na BR-101 no município de Colônia Leopoldina

Após acusação de estupro, artista Mamulengo das Alagoas posta vídeo em casa: 'não vou desistir'
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
