Superlotação e condições insalubres refletem à realidade da Central de Polícia
As frequentes operações policiais na Região do Agreste têm resultado no aumento do número de prisões. Porém, a falta de vagas no Sistema Prisional do Estado de Alagoas dificulta transferências para os presídios, ocasionando superlotação na Casa de Custódia e Central de Polícia Civil, em Arapiraca, principal cidade da região.
A situação na Central de Polícia é cada vez mais insustentável, uma vez que a unidade dispõe apenas de uma cela de 3 m², com capacidade para cinco presos, mas abriga uma média de 14 detidos.
Os detentos ficam amontoados na cela minúscula e a situação se agrava porque, além das pessoas presas em Arapiraca, a unidade também recebe presos de outros municípios da região, que têm cobertura da 4ª Delegacia Regional de Polícia (4ª DRP).
Localizada na Avenida Miguel Correia do Amorim, no bairro Baixão, a Central funciona num imóvel alugado e situado numa área residencial, próximo também a escolas e a uma Igreja Católica. A fragilidade do local também preocupa os vizinhos, em razão dos riscos de fugas- que já foram registradas.
Ambiente insalubre
O ambiente insalubre é uma preocupação para aqueles que estão detidos, seus familiares e os policiais que trabalharam no local. O mau cheiro é uma constante, uma vez que os presos fazem suas necessidades fisiológicas em garrafas pet e sacolas plásticas, que ficam amontoadas no entorno da sala improvisada.
No pátio interno também estão amontoados vários veículos, carros e motos, que acabam se transformando em depósitos de mosquitos, escorpiões e outros insetos.
Melhorias
Recentemente, a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) informou que o Estado tem buscado melhorar o quadro de superlotação, ampliando o número de vagas em presídios de Alagoas. No entanto, essas melhorias ainda não podem ser vistas na Central de Polícia Civil de Arapiraca.
Veja também
Últimas notícias
Presidente Chico Filho determina recadastro geral de servidores efetivos e comissionados na Câmara Municipal
Lula visitará Recife, Salvador e Rio de Janeiro no Carnaval
Furto volta a afetar abastecimento de água em Riacho Doce, em Maceió
Caminhão que transportava combustível tomba na AL-220, em Jaramataia
Polícia Civil prende advogado investigado por tentativa de homicídio em Maravilha
Polícia Militar apreende sete armas, armadilhas e aves silvestres em Matriz do Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
