Governo anuncia novo decreto sobre exploração na Renca
Segundo o governo, novo decreto deixará regras para exploração na região mais claras
Nesta segunda-feira (28), foi anunciado pelo governo a edição de um decreto com as regras para a exploração de mineração na extinta Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca). A área fica entre os estados do Amapá e do Pará e tem mais de 4 milhões de hectares.
Na ultima quarta-feira (23), o governo tinha publicado um decreto que eliminou a Renca e permitiu a exploração mineral na região. O decreto será revogado, porém a extinção da reserva está mantida.
A medida que foi anunciada nesta segunda deixará as regras para exploração na área mais clara e preservará as reservas ambientais e indígenas, segundo o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho.
O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, informou que o decreto será publicado ainda nesta segunda. Sarney também disse que, com a nova medida, ficará proibida, por exemplo, a licença para exploração para quem tiver atuado na exploração mineral ilegal na reserva antes do decreto.
Críticas à extinção
Desde a semana passada, diversos artistas e ambientalistas têm criticado a medida do governo de extinguir a Renca. A modelo Gisele Bündchen avaliou o decreto como uma “vergonha”. Já a cantora Ivete Sangalo, postou: “Brincando como o nosso patrimônio? Que grande absurdo. Tem que ter um basta”.
Últimas notícias
Incêndio atinge carreta na BR-316; populares controlam chamas
Concluintes de cursos de tecnologia fazem Enade 2025 neste domingo (23)
Polícia Militar apreende menor com drogas e quantia em dinheiro em Piranhas
PM e Corpo de Bombeiros fiscalizam casas de evento em Marechal Deodoro
3º BPM registra recorde e lidera número de prisões em Alagoas no mês de outubro
Lula evita comentar decisão do STF sobre prisão de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
