PIB: ‘Entraremos em 2018 em um ritmo forte’, diz Meirelles

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, comemorou a alta de 0,2% no PIB do segundo trimestre divulgado pelo IBGE na manhã desta sexta-feira. Em nota, Meirelles considerou que as medidas tomadas pela equipe econômica estão surtindo efeito após dois anos de retração, inflação alta e aumento do desemprego.
“As empresas estão voltando a contratar. A inflação baixa e a queda consistente dos juros contribuem para a retomada do consumo das famílias. O IBGE mostrou que o consumo familiar voltou a crescer depois de nove trimestres de retração”, diz trecho do texto.
O ministro também acredita que a melhora vai continuar nos próximos meses. “Entraremos em 2018 num ritmo forte e constante”, escreveu.
Para 2018, Meirelles estima que o crescimento da economia fique entre 2,5% e 3%. A proposta orçamentária enviada ao Congresso tem uma projeção de crescimento mais conservadora, de 2%.
Um dos fatores que impulsionaram o crescimento do consumo familiar foi a liberação das contas inativas do FGTS, que injetou cerca de 40 bilhões de reais na economia. Boa parte desse dinheiro foi direcionada para o consumo.
O consumo das famílias cresceu 1,4% no segundo trimestre em relação ao primeiro. Foi a primeira alta após nove trimestres seguidos de queda, segundo o IBGE.
Mais cedo, o presidente Michel Temer, que está em visita oficial à China, classificou o resultado do PIB como “uma boa solução”. Temer deu a declaração durante entrevista a jornalistas após encontro com o presidente do país asiático, Xi Jinping, o primeiro-ministro Li Keqiang e com o presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Yu Zhengsheng, no Grande Palácio do Povo.
Últimas notícias

Operação cumpre 34 mandados contra tráfico e comércio ilegal de armas no Sertão de AL

Dentista investigada por aplicar silicone industrial em pacientes tem registro profissional suspenso

Criminosos se passam por agentes da Vigilância Sanitária e aplicam golpes em academias de Maceió

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
