Geral

[Vídeo] Operação contra sonegação fiscal busca acusados de desviar milhões de reais

MP, Sefaz, PGE e PC cumprem mandados judiciais para combater crimes contra administração pública

Por 7 Segundos Maceió com Assessoria 26/09/2017 07h07
[Vídeo] Operação contra sonegação fiscal busca acusados de desviar milhões de reais
Um dos alvos da operação é a Griffe do Frango - Foto: Cortesia

Uma operação desencadeada, na manhã desta terça-feira (26), pelo Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Conexos (Gaesf) do Ministério Público Estadual de Alagoas (Gaesf) em parceria com a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Polícias Civil e Militar, busca desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar documentos públicos e privados e cometer outros tantos ilícitos, a exemplo de sonegação fiscal, lavagem de bens e falsidade ideológica.

De acordo com o MPE, foram cumpridos dezenas de mandados de prisão, de condução coercitiva e de busca e apreensão. A operação foi coordenada pelo promotor de justiça Cyro Blatter, que comanda o Gaesf. Segundo ele, o trabalho de investigação durou quatro meses e os alvos são empresários que podem ter causado um prejuízo de milhões de reais aos cofres públicos em função do não recolhimento de impostos e de transações irregulares. 

O promotor também informou que, por enquanto, ficou constatada a participação de 20 empresas e 45 pessoas no esquema. “Já descobrimos, dentre outras coisas, que alguns dos verdadeiros donos das empresas usaram testas-de-ferro e laranjas para tentar despistar o Ministério Público, a polícia e a Sefaz. O que os suspeitos não contavam é que nosso método de apuração conseguiria chegar até eles”, disse Cyro Blatter. 

A empresa Griffe do Frango é o principal alvo da Polhastro, uma vez que seu proprietário é acusado de ter provocado a maior parte dessa fraude que causou um prejuízo milionário ao Tesouro estadual. Ele foi um dos primeiros a ser preso e, após ser detido, foi encaminhado ao Gaesf para prestar depoimento. 

Na casa do proprietário, que não teve sua identidade revelada, foram encontrados um revólver de calibre 38, munições de fuzil 762 , de 12 e de .45. As munições de fuzil 762 e .45 são de uso restrito da forças policiais.

Ao todo, foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva, 16 mandados de condução coercitiva e oito mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. Tais mandados foram contra a principal empresa envolvida no esquema, as 19 que servem como laranjas, os seus sócios e os responsáveis pela fraude fiscal. O colegiado também determinou o bloqueio de bens dos envolvidos.

Polhastro

Polhastro, nome espanhol dado à operação, faz alusão a duas coisas: alguém que é considerado ‘espertalhão’, que tenta tirar vantagem sobre alguém ou alguma coisa, e também significa frango grande.

Mais informações serão repassadas à imprensa numa entrevista coletiva que será realizada às 16h, no prédio-sede do Ministério Público, no bairro do Poço.