Estados e municípios vão revisar currículos escolares a partir de 2018
Anúncio foi feito durante palestra sobre a Base Nacional Comum Curricular promovida pela Seduc durante a 8ª edição da Bienal do Livro
Os estados e municípios brasileiros deverão revisar e reelaborar seus currículos da Educação Básica - que compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio - a partir do ano que vem. O anúncio foi feito na segunda-feira (02) durante palestra sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) durante a 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.
A BNCC é o documento que reúne os conteúdos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender. Construída de forma coletiva pelo Ministério da Educação, estados, municípios e sociedade civil como um todo, a Base recebeu 12 milhões de contribuições em sua primeira versão por meio de uma consulta online. A terceira versão do documento está em análise no Conselho Nacional de Educação (CNE), que, atualmente promove audiências públicas sobre o tema.
“O documento que está em análise no CNE possui dados relativos à Educação Infantil e Ensino Fundamental e acreditamos que, em breve, seja acrescida a parte que concerne ao Ensino Médio. A previsão é que a Base seja homologada até o final de 2017 para, em 2019, ser implementada nas redes. Para que essa implementação ocorra, será necessária uma grande mobilização dos estados e municípios para reelaborar seus currículos em 2018, além de um trabalho de mobilização continuada”, explica Julia Ishikawa, coordenadora de Políticas Educacionais da Fundação Lemann e integrante do Movimento pela Base, grupo não governamental de educadores que, desde 2013, acompanha o processo de construção do documento de forma a facilitar a construção de uma Base de qualidade.
O gerente de Desenvolvimento Educacional da Seduc, Daniel Marinho, destaca a importância da discussão e fala como será a mobilização para a revisão do currículo alagoano em 2018. “Com a homologação da Base, vamos começar a reelaborar e revisar o Referencial Curricular de Alagoas com um engajamento coletivo para este processo. Além disso, estaremos mobilizados para garantirmos a equidade de aprendizagens, com um referencial que abranja não só a rede pública, mas também os municípios, a rede particular, todo o Sistema Estadual de Educação, de forma que o estudante da capital e do interior tenham a mesma aprendizagem”, destaca.
Programação
A Seduc está com uma vasta programação na Bienal Internacional do Livro de Alagoas, evento promovida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Nesta terça-feira (3), além da exposição em seu stand dos livros lançados pelos alunos da rede municipal de São Miguel dos Campos por meio do projeto Meu Primeiro Livro, a pasta traz, dentre outras atrações, uma apresentação artística da Escola Estadual Fernandina Malta, de Rio Largo, às 13h, exposição dos Projetos Integradores das escolas que compõem o Programa Alagoano de Ensino Integral às 14h; apresentação sobre o curso de Ludoteca ofertado nas escolas estaduais às16h e o projeto Teatro em Cena às 16h15.?
Veja também
Últimas notícias
Fabrício Faustino reúne mais de 3 mil pessoas em festa inédita do Dia das Mães em Paulo Jacinto
Sem filtro e sem IA: nascer do sol no rio Madeira impressiona pelas cores vibrantes
Idosa se ajoelha para tentar impedir máquina de entrar em fazenda para obra de duplicação da GO-330
Criança de 11 anos é mordida por tubarão em praia de Pernambuco
[Vídeo] Escola Virgem dos Pobres traz experiência pedagógica da Itália para Arapiraca
Homem é morto e outro fica ferido em ataque a tiros no Tabuleiro do Martins, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
