Curiosidades

Especialistas explicam que autoexame também pode salvar cães e gatos

Câncer de mama atinge cerca de 30% das gatas e 45% das cadelas, de acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Por 7 Segundos com Assessoria 05/10/2017 16h04
Especialistas explicam que autoexame também pode salvar cães e gatos
Cachorro é picado por cobra para proteger criança de dois anos

O câncer de mama é um dos tumores mais diagnosticados nas cadelas e gatas, principalmente idosas. De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, o câncer de mama atinge cerca de 30% das gatas e 45% das cadelas. Por isso especialistas alertam que a principal prevenção é a castração antes do primeiro cio, já que esse tipo de tumor tem alta dependência dos hormônios produzidos pelo útero e ovários, por isso se o pet for castrado antes do primeiro cio, as chances de desenvolver tumores é de quase 0,5%".

O ideal é que os tutores avaliem as mamas do seu animal periodicamente. "Uma dica é aproveitar a hora do carinho na barriga para avaliar as mamas – as cadelas têm cinco pares e as gatas, quatro pares - apalpando-as uma por uma e entre elas. Se o tutor notar nódulos, diferença de tamanho entre as mamas, aumento de volume ou algum tipo de secreção, deve levar o pet ao médico veterinário para a confirmação do diagnóstico, que é feito por meio de exames clínicos e laboratoriais", explica a veterinária Júlia Leite.

Exames

Para confirmação do tumor, o exame laboratorial mais comum é a citologia aspirativa. A citologia é feita através de uma punção do nódulo com uma agulha bem pequena, não sendo necessário sedar o animal. Se confirmado o câncer de mama, o próximo passo é avaliar os pulmões. Geralmente os médicos veterinários sempre solicitam uma radiografia torácica para avaliar os pulmões, uma vez que os tumores mamários podem causar metástase para este órgão.

Uma vez diagnosticado, e não havendo metástase pulmonar, o tratamento é cirúrgico. É realizada uma mastectomia na mama atingida. Se o diagnóstico for precoce, as chances de cura com a cirurgia são maiores, muitas vezes não necessitando de tratamento quimioterápico.

Se notar alguma anormalidade, procure o veterinário mais próximo, que é o único profissional habilitado para diagnosticar o tumor. Se não tiver certeza quem procurar, a internet é uma grande aliada. Para encontrar veterinários de forma rápida e segura, o tutor pode usar a plataforma Pet Booking (www.petbooking.com.br) – que reúne veterinários e prestadores de serviço para Pets.